TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Política Social

Monografias: ATPS De Política Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  4.284 Palavras (18 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 18

POLO GUAICURU

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Alunas:

Schirlei Mariani Martinez Vareiro - RA: 371977

Zildete Bandeira Vasques dos Santos – RA: 399398

Célia Lúcia dos Reis Fraga – RA: 381383

Atividades Práticas Supervisionadas.

A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS.

Tutor a distância:

Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

Campo Grande – MS, 29 de setembro de 2013

A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS PRÁTICAS JUNTO AS POLÍCAS SOCIAIS.

Célia Lúcia dos Reis Fraga

Schirlei Mariani Martinez Vareiro

Zildete Bandeira Vasques dos Santos

RESUMO:

Este artigo tem por finalidade mostrar que o serviço social, a política e as políticas social, estão sempre interligadas, uma depende da outra, pois para que o serviço social exerça sua finalidade depende das políticas sociais, esta por sua vez inexiste sem a política, pois é através da política, que são definidas as políticas sociais, daí a importância de conhecer os detalhes de cada uma dessas instituições.

Palavras-chaves: Política. Política social. Serviço Social.

1 INTRODUÇÂO:

O presente trabalho consiste em abordar a complexidade do contexto da politica, da politica social e do modo como o serviço social interage, demonstrando que apesar de estarem interligados, os contrastes se tornam cada vez mais evidentes e ampliados.

Destacando a relevância deste tema para o Serviço Social, afirmando sua importante atuação, pois através destes o profissional entra em contato com muitas expressões da questão social, que queira ou não estão intimamente ligados a política e consequentemente a política social.

O assistente social é um profissional capacitado em desvelar a realidade concreta que está encoberta diante das complexidades, e assim construir estratégias que intervém com êxito, através das políticas sociais, tendo referência um projeto ético-politico crítico da profissão.

A fim de exigir dos futuros políticos, os assistentes sociais têm um compromisso com os segmentos mais frágeis da sociedade, fazendo-as pensar, com um pensamento crítico, com conscientização e mobilização em massa, para que no futuro, possa exigir do Estado a construção de novas ações concretas de intervenção, que possam transformar as relações sociais existentes na sociedade e que venham de encontro com as necessidades de cada um.

O assistente social tem um papel muito importante diante da política e da implantação das políticas sociais, se posicionando frente ás contradições, a fim de não assumirmos como profissionais uma assistência que mais convém ao sistema capitalista.

O trabalho foi construído por meio de estudo teórico, com bibliografias específicas para esse artigo. Esta dividido da seguinte maneira:

2 Desenvolvimento

2.1 A Criação do Serviço Social

2.2 A Política

2.3 A política social

2.4 As politicas sociais diante da Constituição Federal de 1988.

2.5 O educador social.

2.6 Um exemplo

3 Conclusão

Referências bibliográficas

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 A criação do serviço social.

O Serviço social peregrinou pelos séculos na busca por sua especificidade e campo de atuação. Foi usado pela burguesia em sua gênese no século XIX, buscando atender somente seus próprios interesses, alienando e subjugando o proletariado. Em seus primórdios era utilizada como simples ajuda ao pobre e carente pelos mais ricos. As políticas sociais podem ser consideradas como um fenômeno associado a construção da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir, seu início foi marcado pela criação e multiplicação das primeiras medidas de proteção social, difundidas após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State na Europa Ocidental, com o plano de Beveridge na Inglaterra e vários outros padrões de proteção social, tudo relacionados com à relação entre classes sociais, e os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que interferem na opção política e econômica dos governos.

A preocupação com o bem estar da sociedade ou o que fazer com os menos favorecidos, os considerados pobres e o papel do Estado nesses processos remota a muito tempo atrás, comprovado pelos fatos tais como: A decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII discutindo sobre a lei do Estado.

Preocupação de vários filósofos, como Maquiavel, que aborda o exercício do poder político por meio do Estado; Hobbes, que apontava as ações voluntárias do homem, com intuito de preservar a liberdade natural, o medo da violência e da guerra, renunciavam a liberdade individual em favor do monarca absoluto, além de outros como Locke, Jean-Jacques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com