TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Dissertações: ATPS EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Empreendedorismo

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor

Conforme proposto, desenvolvemos individualmente o exercício de auto avaliação de nosso perfil empreendedor e promovemos uma reflexão sobre o eu é ser empreendedor. O resultado foi 1 integrante com pontuação de desempenho na faixa de 60 á 89 pontos (mais administrador), 1 na faixa de 120 á 150 pontos (empreendedor) e 5 nas faixa de 90 á 119 pontos.

Verificamos no exercício a média do grupo cujo perfil possui muitas características empreendedoras e ás vezes nos comportamos como se fossemos um, porém podemos melhorar ainda mais se equilibrarmos os pontos já fortes. Identificar os pontos mais deficientes e buscarmos aprimora-los é a chave mestra para nosso desenvolvimento e sucesso.

Entende-se que os maiores pontos fracos estão concentrados na tomada de decisões e em relação aos riscos calculados, existem muitas incertezas e inseguranças nos perfis do grupo como também há muitas qualidades iniciais de empreendedores. Todos tem características notáveis em relação a pró atividade, querer crescer e atingir novas metas, o que é sem dúvida importante ser um empreendedor.

Observamos que o profissional com potencial empreendedor possui dois ou três perfis mais desenvolvidos. Destacamos alguns destes e suas características:

Criativo: É o profissional das ideias. Dotado de excelente visão do futuro, ótima percepção do ambiente à sua volta, ele sempre surpreende e traz soluções inovadoras e inesperadas. No entanto, é fraco nos relacionamentos interpessoais e prefere trabalhar sozinho. Muitas vezes se perde em elucubrações e é obrigado a voltar para a realidade sem dar vazão às suas ideias.

Administrador: Bom em planejamento, ele é extremamente organizado, faz excelentes relatórios, tem uma visão pragmática das coisas e gosta de ter tudo documentado. Não gosta de perder tempo, nem desperdiçar recursos e, por isso, é bastante objetivo. Por outro lado, tende a gastar tempo demais em planejamento e muitas vezes deixa a execução de lado, correndo o risco de se tornar metódico e burocrático demais. Tem pouca paciência para se relacionar com pessoas que não se ligam em regras e procedimentos.

Realizador: Tem grande energia, disposição e dinamismo para mobilizar tudo o que for necessário para atingir os resultados. É bastante objetivo e motivado por realizações. Não se dá bem com papéis nem burocracia. As atividades preferidas são aquelas que agregam algum valor para algo ou alguém. Não é muito bom em contatos pessoais, planejamento e criação. Sabe trabalhar em equipe, mas assume as responsabilidades pela execução – o que faz muito bem.

Integrador: Excelente em relacionamentos interpessoais, ele é cativante, carismático, comunicativo e gera muita empatia. Tem facilidade para identificar competências e habilidades nas pessoas, sendo hábil em montar equipes. Comunica-se de forma eficaz e com isso mobiliza as pessoas. Tende a tomar decisões em consenso e isso pode gerar conflitos, já que lhe falta voz de comando para lidar com certas situações. Não é bom com burocracias, normas e regras. Gosta de assumir a responsabilidade pelos resultados, mas confere os créditos à equipe.

Promotor: Ele também é hábil nos relacionamentos e se comunica muito bem. Também é comunicativo, dinâmico expansivo e carismático, mas, ao contrário do integrador, prefere buscar relações fora do grupo. Cria uma excelente rede de contatos, tem acesso a pessoas importantes na organização. É ele que assume o papel de vendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com