TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Trabalho Escolar: ATPS EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS - Etapa 1 e 2

São Paulo / 2014

Etapa 1

Contabilidade

A contabilidade rudimentada foi criada pelos primitivos, que contavam suas ferramentas de caça e pesca e seus rebanhos, com isso eles comparavam os períodos, os primeiros registros que temos foram encontrados na mesopotâmia, os livros contábeis foram registrados em papiro no Egito. As bases de troca monetárias foram desenvolvidas pelos Fenícios que simplificaram os registros com símbolos. O império romano surgiu na península itálica e foi o maior império já conhecido,, Luca Paccioli foi um frade franciscano, a contabilidade foi desenvolvida o método das partidas dobradas.

O método das partidas dobradas é sempre que há credito em uma conta, que deve haver um debito em outra conta, os provedores da fazenda eram os primeiros contadores vindos de Portugal para a Colônia. O inicio do ensino de contabilidade no Brasil se iniciou em 1810 com aula de comercio da corte através da vinda da corte, a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil é a Associação dos Guarda-Livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869, o primeiro congresso nacional de contabilidade foi em 1924 no Rio de Janeiro, realizando-se o primeiro congresso brasileiro de contabilidade. O presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou a lei que reconhecia a atividade de contabilidade. O ábaco surgiu por volta de 3500 anos atrás, foi o primeiro instrumento de auxilio, as maquinas auxiliares de calculo surgiram em 1642 sendo desenvolvidas pelo francês Blase Pascal, já a maquina de contabilidade surgiu em 1901, chamada de Elles, que foi criada pelo americano Raul Knowles.

O mecanógrafo é um dos nomes técnicos da primeira máquina de escrever que foi inventada em 1714, pelo engenheiro inglês Henry Mil.

Os livros diários não conseguimos saber quando ele surgiu, mas os primeiros registros e possível prever que foram feitos em papiro no Egito, este livro servia para serem registrados as operações e transações diárias das contabilidades, o surgimento da contabilidade naquelas ocasiões foram muito importantes para estabelecer e contar riquezas, os livros contábeis eram escriturados a mão e os documentos eram digitados nas extintas máquinas de datilografia, também foi importante para o desenvolvimento do comercio na antiguidade.

A contabilidade é uma ciência que tem por objetivo fornecer informações de natureza econômica, financeira e subsidiariamente, física, de produtividade e social. Isso significa que não fornece dados e informações de forma dispersa, mas sim, de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil, tendo em vista parâmetros próprios. A historia da contabilidade se resume interpretando os fenômenos que afetam as situações financeiras patrimoniais e econômicas de qualquer empresa. A contabilidade foi evoluindo juntamente com os avanços matemáticos e devido à expansão da navegação e do comercio, expandiu-se a riqueza acumulada e as negociações passaram a ser feitas por representantes.

Com a evolução industrial começou a surgir especialistas em contabilidade e atualmente é um instrumento para a sociedade em geral.

A contabilidade hoje em dia pode ser considerada uma das áreas que se encontra em constante mudança, motivada pelo crescimento econômico e a globalização. Esta evolução é a necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais. Hoje em dia as informações são guardadas em computadores modernos e a internet, tornando-se a principal ferramenta do mundo moderno.

As empresas, cada vez mais, lançam mão da tecnologia para auxiliar seus gestores no processo decisório e na elaboração de planos estratégicos. Vivemos em um mundo globalizado, no qual, a cada dia que se passa, a consistência de informações, sobretudo contábeis, torna-se a fonte essencial para o sucesso das empresas num mercado tão competitivos.

Nos dias atuais, a contabilidade deixou de ser vista apenas como necessária para o cumprimento de obrigações fiscais, de determinações legais e registros atos e fatos, mas sim como ferramenta indispensável no gerenciamento e na tomada de decisão, administração dos recursos humanos, controlando, executando e fornecendo consultoria de todas as rotinas trabalhistas, além de possuir responsabilidade pela apuração e controle dos impostos, contribuições e correspondentes obrigações acessórias, bem como de elaborar um planejamento tributário cabível à necessidade da empresa.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »