TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETICA

Ensaios: ATPS ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Ética Profissional:

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa modo de ser. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. É também chamada filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

No ambiente profissional, a ética é relevante por estar presente nas nas menores atitudes, e, em todas as profissões existe uma maneira certa, justa e prudente de decidir, conduzir uma específica tarefa em determinada atividade. Deste modo, a ética auxilia no processo de desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pelas virtudes dos procedimentos administrativos da empresa, em prol da harmonia social. Sendo assim, ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho, conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional, o qual é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

No cenário atual, podemos perceber que os consumidores estão cada vez mais antenados em políticas sociais e sustentáveis, e investidores preocupados com imagem e ética, fazendo com que o assunto seja incorporado no dia a dia atual. Por isso, não adianta mais as empresas terem apenas produtos competitivos, e sim novos atributos ao negócio, sendo a ética levada em consideração na hora de fechar negócio.

Ética empresarial é a alma do negócio. É o que garante o conceito público e a perpetuidade da empresa.

http://www.eticaempresarial.com.br/

http://www.significados.com.br/etica-profissional/

http://www.alumniespm.com.br/impressao/alguem-ja-viveu-um-amor-sem-escalas/

Situações chaves sobre ética no filme Amor Sem Escalas

• A demissão de funcionários por meio de uma pessoa que não faz parte da empresa e a qual ninguém dos demitidos viu na vida, é uma situação onde a ética não foi aplicada, pois se a empresa não está satisfeita com o serviço ou não precisa mais do funcionário, o dever é do gerente de dizer os motivos pelo qual a pessoa está sendo desligada da empresa. Em contrapartida, o método de Outplacement , onde no filme é entregue um documento com orientações para as pessoas dispensadas é bem bacana, pois mostra alternativas a estas pessoas de recolocação profissional. É óbvio que para muita daquelas pessoas não vai adiantar muito, devido a idade avançada, mas a ideia é boa. Pena que quem deveria fazer isso (gerente, administrador, diretor, etc) e mostrar opções para os dispensados, não o fazem.

• Ryan fica descontente quando descobre sobre a ideia de demitir pessoas por videoconferência, porém ensina sua “rival” métodos para saber lidar melhor com a situação de demitir alguém, e não teve aquela coisa “você está querendo se aparecer e roubar meu lugar, vou ferrar sua vida!”. O que houve foi que mesmo discordando do método da Nataly, ele fez de tudo para mostrar que o seu jeito era o melhor, mas sem procurar humilhá-la.

• A entrada de Ryan, Alex e Natalie em uma festa sem terem as credenciais, usando os crachás de outras pessoas, foi uma atitude antiética.

• O pedido de demissão de Natalie por SMS, na minha opinião, foi antiético. Por mais que ela estivesse magoada e triste com o fato de uma pessoa, a qual ela demitiu ter cometido suicídio, não justifica ela ter saído da empresa desta forma. O método utilizada por ela foi bem impessoal, da mesma forma que era impessoal a ideia de demitir as pessoas por videoconferência.

• Apesar de discordar dos métodos de Natalie em demitir os funcionários por videoconferência, Ryan a ajudou, enviando uma carta de recomendação para a empresa na qual ela iria fazer entrevista, e pela sua recomendação ela consegue emprego.

Sinopse do filme “Amor sem escalas”

O filme narra a história de Ryan Binghan, um profissional que vive voanda de uma cidade a outra faz a “parte chata” das empresas, demitindo funcionários que não servem mais para ela. Ele é uma pessoa fria e competente, e sabe fazer este serviço como ninguém, e conseguindo mostrar as pessoas dispensadas que esta pode ser uma nova oportunidade para ela.

A vida de Ryan ia bem, pois se sentia satisfeito com seu trabalho. A vida dele é o trabalho e as viagens de avião, onde ele tem a obsessão de conseguir acumular 10 milhões de milhas aéreas simplesmente pelo status disso... Porém, seu estilo de vida fica ameaçado quando seu chefe contrata a jovem recém formada Natalie Keener, que tem uma ideia inovadora no processo de demissão, sugerindo que as demissões sejam feitas por meio de um sistema de videoconferência, o que reduziria os custos de viagem e hospedagem, e assim, todos os profissionais que tem o mesmo serviço que Ryan poderiam passar mais tempo com a família. Ryan não gosta da ideia, pois além de ficar mais difícil de conseguir as 10 milhões de milhas, ele pensa que o tratamento que será dado as pessoas vai ser indigno, e fala isso a seu chefe, Craig, que ele tem uma metodologia que faz com que dê certo. Neste instante entra Natalie, e Ryan tenta mostrar a ela que seu método não é o mais eficaz e pede para Natalie o “despedir”. Natalie começa com seu discurso padrão, mas Ryan tem uma resposta certa para tudo, e fala que ela deve conhecer bem o seu mercado antes de inovar. Por sugestão de Craig, Natalie deve viajar com Craig, para aprender bem as técnicas que ele tem.

Junto com Natalie, Bingham voa para diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com