TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo

Dissertações: ATPS Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  4.869 Palavras (20 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

Introdução 4

Definição de Empreendedorismo 5

Plano de Negócio 8

Plano financeiro 11

Lucratividade 12

Plano de crescimento 16

Pesquisa de Mercado. 17

Referências Bibliográficas 18

Anexos 19

EMPREENDEDORISMO

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX.” – Jeffry Timmons, (1990, apud DORNELAS; 2005, p. 17)

Derivado da língua francesa, mas especificamente da palavra Entrepreneur (CHIAVENATO, 2006, p.03), o empreendedorismo está definitivamente adentrando o Brasil.

Inicialmente tratado como uma característica inata, de um pequeno número de indivíduos, pela sociedade, o termo vem quebrando barreiras entre os anos 90 e início do século 21. Estes indivíduos dotados de ousadia e invejável apetite por auto realização são os chamados empreendedores.

Uma dúvida recorre a quem pensa em um empreendedor: “o que o levou a

Empreender?” Principalmente estes visionários mais antigos, que abriram seus próprios negócios recém saídos da universidade pelas décadas de 60, 70 e 80 onde segundo Dornelas (2005), um diploma universitário era um passaporte para um mercado de trabalho com ofertas de empregos atraentes, com salários extraordinários e planos de carreira muito interessantes.

O próprio foco dos cursos universitários era voltado pra esse intuito, ser um gestor de uma grande empresa regional, nacional ou multinacional e não com o foco em criação de novas organizações.

Nas décadas passadas o que moveu tais empreendedores provavelmente tenha sido fatores pessoais, entretanto nos dias de hoje onde as taxas de desemprego estão altíssimas, instabilidade no local de trabalho, salários insuficientes para uma vida digna e outros fatores preponderantes são os principais responsáveis por cada vez mais e mais brasileiros se aventurem em busca da tão sonhada estabilidade financeira provinda do seu próprio negócio.

Existem também aqueles que alimentam o desejo de “ser dono do próprio nariz” e o anseio de 18 obter a tão sonhada prosperidade financeira, que acabam deixando seus estáveis empregos públicos ou privados para se aventurar na busca por uma posição de empresário de sucesso.

Existem ainda os profissionais que por serem herdeiros de organizações já consolidadas tornam-se empresários pelas circunstâncias. O que se torna inusitado neste caso é que estes empreendedores em específico, não puderam escolher o ramo de atuação que queriam e muito menos os sócios que juntamente com eles atuarão na gestão da organização.

- Empreendedores

Para Schermerhorn (2007), empreendedor é um indivíduo que corre riscos e procura agarrar oportunidades que outros deixaram passar ou as enxergaram como problemas ou ameaças. Segundo o autor, grandes empreendedores construíram seus legados partindo apenas de idéias e muito trabalho.

Chiavenato (2006) corrobora dizendo que o empreendedor é uma pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente. Ele ainda complementa o conceito mostrando que esta definição não envolve apenas s fundadores de empresas familiares, mas os membros da segunda ou terceira geração de empresas familiares e os gerentes-proprietários, que compram empresas já existentes de seus fundadores, ressaltando que o verdadeiro espírito empreendedor está presente em todas as pessoas que estão preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente.

Schumpeter (1947 apud Chiavenato, 2006) amplia o conceito dizendo que “o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias”. Para ele, o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tornando obsoletas as antigas maneiras de fazer negócios.

A idéia de que empreendedores são indivíduos diferenciados, que já nascem com aptidão para estes desafios, é um erro. Dornelas (2005) afirma que a idéia de que é possível adquirir e desenvolver o aprendizado do espírito empreendedor em qualquer indivíduo, desde que o mesmo mostre interesse e dedicação, iniciou-se com a criação de escolas de empreendedorismo, que foram criadas inicialmente em países de primeiro mundo.19

- A importância do Empreendedorismo

Inicialmente tratado como uma opção para aqueles que procuram ter seus próprios negócios e pelas oportunidades de altos retornos financeiros, o empreendedorismo vem se mostrando uma peça chave não apenas para estes aspectos, mas de maneira mais importante como uma solução para um mercado de trabalho que mostra sinais de que em um futuro breve a maior parte da população brasileira tirará seu sustento através de iniciativas próprias, ainda com a possibilidade de gerar empregos.

Na visão de Chér (2002) A oferta de empregos será cada vez mais desproporcional à quantidade de postos demandados. E isso se reverterá na obrigação de dotar os brasileiros de um conjunto de habilidades que lhes possibilitará trabalhar por conta própria e prosperar.

Segundo o Instituto Euvaldo Lodi (2000, p.13): As teorias modernas que orientam os programas mais avançados de formação de empreendedores no mundo moderno apregoam que é fundamental preparar as pessoas para aprenderem a agir e pensar por conta própria, com criatividade, com liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção.

Crê-se que este é o novo conceito de empreendedorismo, onde o empreendedor é um indivíduo diferenciado, capaz de mudar o ambiente que o cerca, trazendo benefício para si próprio e para os que o cercam, ou seja, a sociedade de maneira geral. Benefícios esses que são gerados através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com