TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo

Casos: ATPS Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação de Empreendedorismo

1- Disserte sobre o processo empreendedor.

Todo empreendedor possui muita energia e criatividade para transformar uma idéia em algo concreto. Sendo assim o processo empreendedor começa quando um fato gerador dos fatores externos, ambientais, e sociais mais aptidões do empreendedor que possibilitam o inicio de um novo negócio.

O processo empreendedor é constituído por quatro etapas, a identificação de oportunidades; a elaboração do plano de negócios; a captação de recursos e o gerenciamento da empresa.

Mesmo que as etapas sejam apresentadas de forma sequencial não há necessidade de que cada uma delas seja concluída para que se inicie outra.

Sendo a assim, a primeira etapa é a geração de idéias e identificação de oportunidades, para que o empreendedor já tenha em mente o que deseja criar. A segunda etapa é a parte mais teórica e analítica, a montagem do modelo ou plano de negócios, esta envolve vários conceitos, expresso de forma escrita como forma de documento que sintetiza sua estratégia de negocio, o mercado e competidores, como vai gerar receitas, e afins. A terceira etapa é o capital, ou seja, buscar recursos financeiros, físicos, humanos, intelectuais e tecnologias. Recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudar na gerencia da empresa.

A quarta etapa e a mais importante é o gerenciamento da empresa, esse que deve faze-la evoluir e dobrar o capital, ai é que entra o estilo de gestão do empreendedor na prática, que deve reconhecer suas limitações e saber, antes de qualquer coisa, ter ajuda de funcionários excelentes, implementação de ações que visem a minimizar problemas, para o sucesso do empreendedorismo.

2- Quais são as características de um empreendedor de sucesso?

O empreendedor é aquele que atrai as pessoas, líderes e formadores de equipe. Forma um time em torno de si. As características de um empreendedor de sucesso são fundamentais.

Um empreendedor de sucesso é Visionário, aquele que enxerga como será o futuro para seu negócio; sabe tomar decisões, seguro, sabe tomar a decisão certa na hora certa, sendo isso um fator-chave do seu sucesso; Indivíduo que faz a diferença, transforma algo de difícil de definição, uma idéia em algo concreto; Explora o máximo de oportunidades, aquele que quebra a ordem corrente e inova, criando mercado com uma oportunidade; Determinado e dinâmico, implementa as ações com total comprometimento, derrubas as adversidades, ultrapassa obstáculos, com vontade de fazer acontecer, criando inconformismo diante da rotina; Dedicado, incansável e louco pelo trabalho, dispõem de tudo para o sucesso do empreendedorismo; Otimista e apaixonado pelo que faz, o amor pelo trabalho é o combustível para a animação e autodeterminação para sempre ser melhor e melhor no que faz; Independente e constrói o próprio destino, quer sempre estar a frente das mudanças e ser dono do próprio destino, quer ser independente em vez de empregado; Ficar rico, uma consequência do sucesso; Líder e formador de equipe, tem um senso de liderança incomum, que o faz respeitado e adorado pelos funcionários; Bem relacionado (network), organizado,constrói uma rede de contatos que o auxiliam no ambiente externo, para saber para quem vender, de onde comprar e afins; Planeja, planeja e planeja cada passo do seu negocio desde o rascunho do plano de negócios até a apresentação para investidores, definições de estratégias de marketing e outros; Possui conhecimento, sedento por conhecimento, pois este nunca é demais e não nos pode retirar, também porque quanto maior conhecimento de um ramo dos negócios maior a chance de êxito; Assume riscos calculados, sabe gerenciar os risco, avaliando as reais chances de sucesso; e por último Cria valor para sociedade, com geração de empregos, sempre usando da sua criatividade para soluções para melhorar a vida das pessoas.

3- Em um empreendimento o planejamento é fundamental, por quê?

O planejamento é fundamental para diminuição de desperdícios, para haver menor investimento e maior retorno. O bom planejamento ajuda na prevenção de riscos, para que tome todas as precauções e antecipe soluções, quando se assume riscos calculados, e caso aconteça desastres inesperados. Este também permite que tudo seja bem executado, indicando o caminho correto a ser seguido, com controle rigoroso de tudo na empresa, do que entra e do que sai, oferecendo visão geral do futuro projeto, para atingir todas as metas do empreendedorismo de sucesso.

4- Quais são as características que diferenciam um empreendedor de um simples administrador?

Segundo a teoria de Henry Fayol, propõe que o trabalho do administrador concentre-se nos atos de planejar, organizar, dirigir-se e controlar, já Rosemary Stewart acreditava que do administrador é semelhante ao do empreendedor, pois compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas.

Pode-se dizer que existam muitos pontos em comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com