TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etica

Exames: ATPS Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO (ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO)

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1 Sinopse do filme.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Ética denomina se uma palavra de origem grega, que por sua vez, significa propriedade do caráter. Ser ético é agir conforme padrões convencionais não prejudicando o próximo, cumprindo os valores estabelecidos pela sociedade em que vivemos.

Sendo assim, a ética profissional se torna um conjunto de normas éticas, formando a consciência do profissional, representando seus imperativos de sua conduta exercendo todas as atividades de sua profissão, seguindo princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

A ética filosófica reflete valores impregnados na sociedade em busca da moralidade ou consciência alcançando valores morais. Em um modo geral, consiste em um conjunto de comportamentos e normas configurando a união de um sujeito e seus valores. Sendo assim a ética é o estudo dos juízes da conduta humana, presente em todas as ordens vigentes no mundo e é de vital importância nas profissões, principalmente no nosso cotidiano. Na percepção de Aristóteles a ética servia como uma condução do ser humano a felicidade, ele acreditava que o exagero era motivador para criação de conflitos com os indivíduos ou com a sociedade, podendo afetar nosso caráter, prejudicando a imagem do homem social.

No âmbito profissional, a ética é importante por estar presente nas menores atitudes, ela auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por atos funcionais e administrativos dentro da empresa. No ramo empresarial as instituições passaram a perceber como a ética é importante para que o mercado tenha uma visão mais ampla, passando a tratar com maior ênfase a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar um comprometimento com o futuro da comunidade para o desenvolvimento e sustentabilidade, tanto da instituição como da relação com o meio.

A ética é um processo consciente ou intuitivo, sendo a predisposição usual e firme, tendo fundamento na inteligência e na vontade de fazer o bem, onde se requer convicção, competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas.

No entanto, a ética é colocada como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, de acordo com parâmetros voltados para o dever de agir com o bem uns para com os outros. Tendo em mente que a ética se apropria dos valores morais considerados bons, em um sentido de comportamento moral do homem em sociedade.

Tanto na administração ou em organizações econômicas, se exige posturas do administrador onde possa dar conta de enfrentar diversos desafios colocados por uma ação pautada na ética convencional, ou seja, uma exigência do mundo dos negócios.

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1 Sinopse do filme.

No filme amor sem escalas é possível perceber que no planejamento de RH, o desligamento das pessoas precisa de uma atenção especial no âmbito das organizações. Ao analisar a relação com os funcionários demitidos, percebemos a falta de atenção e compromisso gerados através da tecnologia, uma vez que ao desliga-los via internet acaba os transformando em objetos, sem o contato pessoal do agente de desligamento e do desligado.

No decorrer do filme percebemos a ética profissional através de Ryan, que incorpora sua função de maneira muito eficiente por ser designado a demitir pessoas, muitos o veem como uma pessoa fria sem coração, mas ele soube driblar essa visão negativa das pessoas e se tornou um bom profissional, que no momento de dar a notícia mostrava ao funcionário que a vida é feita de oportunidades e que se não deu certo naquela empresa daria em outras, o que não poderiam é desistir de correr atrás de seus objetivos.

A personagem de Natali usando o novo sistema de demissão por vídeo conferência acaba agindo de forma não ética, deixando as pessoas constrangidas se sentindo como objetos sem importância alguma, como se seus esforços na empresa durante anos de trabalho tivessem sido inúteis. No momento da demissão ela tenta dar uma motivação para o funcionário, dizendo que ele estava passando por um momento de transição positiva, a partir daí ela passa a observar que o método usado por Ryan é o mais adequado a ser utilizado, por se tratar da ética profissional, onde a pessoa designada para demitir acaba sendo companheira, atenciosa e amiga, mesmo não trazendo uma boa notícia.

Como um bom profissional Ryan não aceita a demissão via Web Cam, ele ainda acredita que os funcionários precisam de um feedback, olho no olho, acaba renunciando sua vida pessoal e social pelo prazer do trabalho, desempenhando sua função da melhor maneira possível, respeitando os funcionários que são demitidos.

No filme, o diretor analisa os fatores internos, considerando os altos custos de viagem e o tempo demitindo elas, buscando uma eficiência nas operações, otimizando seus recursos disponíveis no que diz respeito ao tempo e também ao numero de funcionários se tornando uma forma estratégica em redução de custos operacionais.

A seguir algumas questões éticas:

1 ) Qual a intenção de Ryan em demitir pessoas pessoalmente?

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com