TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etica

Trabalho Universitário: ATPS Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – PÓLO JOINVILLE I

CURSO SERVIÇO SOCIAL – 4ª FASE

MÁRCIA SOARES DE JESUS RA 6374231397

PAOLA CARLA KLAUS RA 7118522506

ROSANE CERCAL BATISTA RA 6788429453

SUZANA CONTE DA CUNHA RA 7306551292

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

FUNDAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

TUTOR À DISTÂNCIA: Ma. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

TUTORA PRESENCIAL: VERÔNICA DE OLIVEIRA

JOINVILLE – SC

SETEMBRO / 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 03

1. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE........................... 04

2. FILANTROPIA E ASSISTENCIALISMO................................................................ 06

3. OS ASSISTENTES SOCIAIS NO BRASIL.............................................................. 07

3.1. Fig1 – Sexo............................................................................................................. 08

3.2. Fig 2 – Idade............................................................................................................. 09

3.3. Fig 3 – Religião........................................................................................................ 09

3.4. Fig 4 – Orientação Sexual............................................................................... 10

3.5. Fig 5 – Situação Conjugal............................................................................... 10

3.6. Fig 6 – Instituição Empregatícia...................................................................... 11

4. ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR.......................... 11

CONCLUSÃO.......................................................................................................................... 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, salientando a visão do profissional, sua ação de intervir e as concepções das bases teóricas que direcionam a profissão e identificam as práticas assistências existentes.

Indo de encontro a sua demanda que lhe é colocada e a necessidade de executar ás exigências e ás contradições da sociedade capitalista.

Também será abordado o surgimento do terceiro setor e a importância na área de atuação a qual se conhece como Organizações Não Governamentais (ONGs).

Em recebimento de uma pesquisa da Sra. Cristina Abreu (Assessora Especial/CFESS) de Brasil realizou-se um levantamento de Assistentes Sociais entre homens e mulheres.

Para aqueles que escolherem está profissão encontrará um grande desafio, pois deverá estar preparado para iniciar a dura realidade de um país com tantas desigualdades sociais existente e preconceitos.

1. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE

O Serviço Social como profissão, vem ampliando o seu campo de atuação em todos os espaços onde a questão social esteja presente. Os profissionais desenvolvem projetos, desde a elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares e trabalham em ações estatais e privadas para atender a necessidades da população carente.

O Serviço Social na atualidade apresenta alguns questionamentos históricos em relação ao trabalho dos profissionais da área e ao longo dos anos sua atuação foi modificada levando em consideração a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, mas antes, o Serviço Social era influenciado basicamente pela igreja católica.

O profissional do Serviço Social elabora, programa, assessora, coordena e executa políticas públicas. De acordo com o Código de Ética Profissional, é dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários, a democratização das informações, facilitação do acesso a programas institucionais como ferramenta fundamental para participação dos usuários.

O Assistente Social é chamado hoje a atuar no âmbito dos conselhos de políticas sociais (saúde/assistência social) e de direitos da criança e do adolescente, de idosos e de deficientes. Os profissionais estão também contribuindo para a criação de formas de outro consenso – distinto daquele dominante – ao reforçarem os interesses de segmentos majoritários da coletividade. O Assistente Social é, neste sentido, um intelectual que contribui, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com