TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etica E Relações Humanas

Artigos Científicos: ATPS Etica E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSORA EAD: Prof. Me. Luís Fernando Crespo

TUTOR PRESENCIAL: Profa. Raquel de Oliveira Costa

TUTORA A DISTÂNCIA: Wilsiene Costa

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ - UNIDADE 1

6° E 7º SEMESTRES - ADMINISTRAÇÃO – JUNHO/2014

TAUBATÉ – SÃO PAULO

SUMÁRIO

1. ETAPA 1 3

1.1 INTRODUÇÃO 3

1.2 LEITURA DE ARTIGO: DA ÉTICA ARISTOTÉLICA PARA A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL. 3

1.3 ACESSO AO SITE ÉTICA EMPRESARIAL 3

1.4 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR. 4

1.5 A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO 4

2. ETAPA 2 5

2.1 SITUAÇÕES-CHAVE OBSERVADAS 5

2.2 LEITURA DO ARTIGO: ALGUÉM JÁ VIVEU UM AMOR SEM ESCALAS? 5

3. ETAPA 3 6

3.1 SINÓPSE DO FILME: “AMOR SEM ESCALAS” 6

3.2 ANÁLISE REFERENTE (CINCO) QUESTÕES ÉTICAS 6

4. ETAPA 4 8

4.1 CONCLUSÃO FINAL 8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. ETAPA 1

1.1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a análise do filme “Amor sem Escalas” mais concretamente sobre as questões éticas profissionais. O objetivo do trabalho é a comparação do filme com a vida real, mostrando as questões éticas profissionais no nosso dia-a-dia e como algumas decisões podem afetar até o nosso lado pessoal, já que a ética é relacionada ao nosso caráter.

1.2 LEITURA DE ARTIGO: DA ÉTICA ARISTOTÉLICA PARA A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL.

Este artigo é referente a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual. Tem como objetivo transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história. Chegando a considerar por fim que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade.

1.3 ACESSO AO SITE ÉTICA EMPRESARIAL

Mais cedo ou mais tarde, todos nós deparamos com situações como estas. Você faria o que é certo? Por quê? Para descobrir, Seleções encomendou uma pesquisa ao Instituto Gerp, realizada em dez capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Belém. Em cada uma, 140 pessoas, com pelo menos 18 anos, foram confrontadas com 12 situações do dia-a-dia, para testar sua noção de certo e errado. Os resultados é um instigante exercício de auto avaliação, sendo talvez um teste para a capacidade de responder a perguntas com honestidade. Em geral nós brasileiros não nos saímos mal.

1.4 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR.

Vimos que é extremamente importante saber diferenciar a ética da moral e do direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições. Tanto a Moral como o Direito baseia-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas. Sendo que podem se diferenciam onde a moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

1.5 A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Ética Profissional em Administração, desde pequenos já colocamos na memória a palavra ética, sem sequer perceber, sobretudo porque no “berço” recebemos as primeiras maneiras de regras na sociedade, temos que ter postura, saber se comportar desde os primórdios. De certo modo procuramos sempre manter uma conduta ética diante da Sociedade, até mesmo os indivíduos com má formação de caráter, em determinado momento, procura deixar transparecer um comportamento “normal” até quando ele decidir deixar cair à máscara, ele é um homem de bem. Aquilo que Moral para ele, ás vezes, é Imoral para a maior parte da Sociedade. Queremos afirmar com isso, segundo a Teoria Ética Aristotélica, que todos somos capacitados para estabelecer o equilíbrio; deixamos sobressair, através de nossas próprias condutas, os vícios transgressores ou as virtudes que conduz para os grandes feitos e benfazejos; por um lado estamos propensos a agir de maneira desvirtuada, vil, o que certamente caracteriza a imagem para a formação de um ser humano sem ética, paralelamente somos donos de nossas ações e, consequentemente, podemos reformular os valores internos decidindo pelo ato de fazer o bem, trazendo à tona uma harmoniosa convivência na Sociedade.

O maior questionamento é principalmente como aumentar a conscientização e postular a ética ou o bom comportamento, como parâmetros para a formação de valores e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Ao reportarmos para o mundo da Ética Administrativa notoriamente percebemos que a formação profissional, o respeito para com o próximo, a conduta ética, lealdade entre os funcionários, respeito entre chefes e subordinados, as relações trabalhistas, enfim, todos os ingredientes reguladores para compor um Código de Ética, são paulatinamente distorcidos, quando contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com