TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-Filosofia

Ensaios: ATPS-Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.917 Palavras (20 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - FACNET

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Brasília-DF 14 de setembro 2012

1º Etapa

A Natureza da Filosofia e o seu Ensino

Ensinar filosofia é algo muito dificil nos dias de hoje, pois sua compreensão e demasiadamente profunda e tem muitos lados e pontos de vista. Por outro lado estudando Filosofia aprendemos a criticar, argumentar e defender nossa idéias. Este livro ensina para professores e estudantes formas para que o ensino e o estudo da filosofia possa ser compreendido de uma maneira forte e dinâmica. O autor Desidério Murcho escreveu um livro imprescindivel para os professores que querem ensinar filosofia de uma forma estimulante, crítica e criativa e para os estudantes que aprendem que filosofar é criar idéias e defendelas.

2º Etapa

1 -A sala de aula do futuro

Essa sala de aula é o que há de mais moderno no quesito educação, vai unir modernos recursos da informática com uma boa estrutura física mais ainda é muito cara, e por isso essa mudança nas salas de aula acontece bem devagar. Algumas dessas tecnologias já estão sendo testadas em algumas instituições no Brasil que na maioria são faculdades. Já existem quadros inteligentes (smart boards), que além de manterem a função da escrita, também permitem que o professor utilize e modifique informações que estão armazenadas no computador ou na própria internet. Para benefício dos alunos, Tablet’s poderão ser utilizados para que o caderno seja aposentado e as matérias podem ser baixadas em casa pelo próprio computador. Mais tudo isso será para o benefício de professores e alunos que poderão agilizar muito o ensino e a aprendizagem.

2- As condições precárias das escolas publicas

As escolas públicas não tem estrutura para que os alunos possam estudar, existe uma completa falta de manutenção de prédios, pátios, banheiros e salas de aula, na maioria das escolas públicas brasileiras. As causas dessas más condições são várias: Falta de fiscalização do governo, má administração das escolas, falta de dinheiro na hora de fazer os projetos, falta de experiência das escolas para pedir apoio técnico e descasos dos governantes. Todas essas condições precárias e falta de manutenção podem gerar acidentes graves; com risco para as crianças, adolescentes, professores e funcionários; podendo ocorrer mortes ou sequelas graves. Essa situação é sem sombra de dúvidas um problema que assusta. O modelo atual de educação formal parece não ter mais significado, se recorrermos à história não muito distante da escola pública em nosso país, veremos que esta mesma escola, formou parte dos quadros intelectuais que hoje governa nosso país. A educação tinha sim seus problemas, mas eram bem outros, a escola era negada a boa parte da população estava nos tempos da elitização da educação formal, quanto à questão do acesso a educação fundamental, houve um avanço, foi quase que totalmente resolvido, gerando outros tipos de problemas, como a superlotação das salas de aula, precarização da atividade do professor entre outros relacionados aos aqui elencados. Assim, a educação escolar de boa qualidade deixou de ser ofertada. Basta vermos os índices das avaliações oficiais, como SARESP, IDESP, PROVA BRASIL e ENEM. E isso se reflete diretamente na aprendizagem, pois os recursos são tão poucos que o nível de aprendizagem diminui bastante.

3- A diferença entre o ensino público e privado e como a sociedade se comporta sobre isso.

Nos dias de hoje a educação ruim em nosso país, o aluno da rede publica tem muita dificuldade de entrar em uma Universidade Federal porque o ensino e muitas vezes precário e o descaso do Governo é gritante. Crianças, jovens adolescentes e pessoas maduras, que se servem da escola pública, são avaliados como não preparados. Outra alegação é a de cunho pedagógico, afirmando que o problema reside no método de ensino ou de aprendizagem, colocando o professor ou o aluno, ou ambos, no centro do problema, alegando que um não tem didática, portanto não sabe ensinar, ou que o outro é indisciplinado, não tem hábitos de leitura ou disciplina para o estudo, portanto não aprende. O que significa dizer que ou o professor ou o aluno, ou ambos são culpados sendo que o problema está em tudo que deve satisfação financeira as escolas.

No ano de 2009 foi realizado o Enen, e a maioria dos alunos que tiveram media alta na prova estudaram ou estudam nessas escolas particulares, e a minoria era de escolas publicas. O grande responsável por isso é o governo, por que, a educação é tratada com total desprezo pelos governantes, às escolas muitas vezes não tem assistência nenhuma e falta de professores, salas de aula muito velhas e sem nenhuma estrutura para o aluno aprender, e muitas vezes o aluno e aprovado sem ter a mínima condição necessária para isso.

O contrario das escolas particulares que possuem um ensino totalmente especializado, professores bem remunerados, formados e dispostos a ensinar, com uma ótima estrutura, mas é triste que tudo isso só esteja disponível somente a alunos de poder aquisitivo elevado.

A população de baixa renda pede, reclama mais nada é feito pelo governo para mudar essa situação e por outro lado os de poder aquisitivo alto não dão a mínima importância para essa desigualdade, pois eles têm como pagar por um ensino melhor e de alta qualidade.

4- Relatórios da Equipe

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes: A sala de aula do futuro e o abandono das escolas publicas no Brasil

A sala de aula do futuro é ao mesmo tempo sala de aula, biblioteca laboratório de ciências, sala de artes e laboratório de informática.

os recursos são bem modernos o que torna o estudo mais atraente e dinâmico.

o conteúdo segue a recomendação do ministério da educação, mas a forma como são ministrada é totalmente inovadora. Os alunos sentam-se em grupos de três

em estações de trabalho e tornam-se autores de seu próprio aprendizado. O abandono das escolas públicas no Brasil impressiona. As condições precárias porque passa a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com