TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Filosofia

Artigos Científicos: Atps Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância da Filosofia para a Sociedade, para Educação e para Mundo.

A palavra filosofia significa amor pela sabedoria, ela começa quando não tomamos mais as coisas como certas, e questionamentos como as coisas são. Originou-se pela inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.

Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação. Esta é mesmo o elemento essencial da filosofia, é possível melhorar as nossas ideias, onde a crítica argumentativa que os outros nos dirigem exerce aqui um papel fundamental, e dado que as nossas decisões e ações se baseiam naquilo que pensamos, então, a argumentação é essencial para nos ajudar a tomar melhores decisões e a agir melhor. Por outro lado, os problemas que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar uma atitude crítica em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com vista a poderem ser melhoradas, no fundo, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor para todos. A filosofia possui a função de estabelecer um elo entre os diversos tipos de saber e do agir do ser humano.

Defendem-se duas ideias principais, a primeira, que compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino. E segundo, que para se tiver uma compreensão fecunda do ensino da filosofia é necessária distinguir cuidadosamente as competências estritamente filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão. O ensino da filosofia tem sofrido de uma incompreensão fundamental da natureza da própria filosofia. Por um lado, afirma-se que a filosofia é o lugar crítico da razão; mas a prática real do ensino e do estudo da filosofia consiste em repetir fórmulas gastas. A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza da linguagem ou do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si. A filosofia é um pedido sistemático de justificações e essas justificações são argumentos de caráter conceitual e não argumentos de caráter empírico. Podemos usar qualquer termo para argumentar, o que importa é saber que estamos a falar das ideias que os filósofos defendem, distinguindo isso dos problemas que formulam e dos argumentos que usam.

No ensino a filosofia tem um papel fundamental, pois permite ao aluno e ao professor perguntas, onde também os convoca a novas buscas, novos saberes e novas curiosidades e isso lhes dá oportunidades e aperfeiçoamento, pois a filosofia são as perguntas que nos exigem respostas, respostas essas que às vezes não são encontradas. É a disciplina que mais se dedica e reflexão, ela deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, á verdade e aos valores morais. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com