TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Filosofia Da Educação

Artigos Científicos: ATPS - Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE TABOÃO DA SERRA

ATIVIDADE P RÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

“EDUCAR APRENDENDO”

TABOÃO DA SERRA, 23 DE SETEMBRO DE 2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE TABOÃO DA SERRA

ATIVIDADE P RÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

“EDUCAR APRENDENDO”

1º/2º Semestre – Letras e Pedagogia

NOMES: Daiane Garcia RA: 9977021642

Laura Ramos RA: 7626719252

MarthaTonelotto RA: 7086564560

Nathane de Castro RA: 7420667528

Raphael Fassini RA:7245592962

PROFESSOR: Claudinei Sarchesi

TABOÃO DA SERRA, 23 DE SETEMBRO DE 2013

TEXTO PARA ATPS – FILOSOFIA.

“A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.”

Não podemos definir uma instituição de ensino como neutra, pois atualmente a Escola tem a característica de uma empresa, em questão da hierarquia, gestores, corpo docente e alunos, todos tem funções importantes no âmbito escolar. É preciso resgatar os valores de nossos alunos, a ética e a moral, não somente conteúdos de ensino, mas na vida de nossos alunos.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos educadores, é a falta de apoio familiar, da comunidade, e da sociedade para conseguirmos transformar nossos alunos em cidadãos completos, pois a sociedade (família) passou a delegar à Escola o papel de Educar e Ensinar seus filhos, o que é extremamente errado, a escola não tem a função de educar e sim ensinar. Na grande maioria das famílias a preocupação com a educação de seus filhos com o ensino básico está praticamente extinto, não há um diálogo, um acompanhamento do desenvolvimento escolar dessas crianças.

O professor transformador além de requisitado a competência acadêmica deve possuir o perfil proativo, reflexivo, questionador, compreendendo aspectos sociais, políticos, econômicos institucionais que interferem no ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldade na assimilação da realidade acadêmica. Se atendo ao publico alvo (comunidade) em que a escola esta inserida.

Procurar uma maneira de incentivar os alunos a participarem das atividades propostas pela escola é trabalhar com a diversidade que nos é apresentada, pois sempre teremos um ambiente heterogêneo, buscando sempre mediar e facilitar o processo de ensino – aprendizagem utilizando técnicas, métodos diferenciados, utilizar o lúdico que chama a atenção dos alunos, e principalmente propor situações condizentes com a estrutura cultural e social dos alunos.

Não podemos falar que as escolas não abrem seus espaços para a participação das comunidades, pois várias tem projetos nos finais de semana, um exemplo é a Escola da Família, onde oferecem várias oficinas, o que falta é a maior e melhor divulgação para trazer à comunidade para Escola.

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA – EPISTEMOLOGIA - AXIOLOGIA.

A realidade educacional está em constante mutação por quatro constantes fatores determinantes: a época, o lugar, contexto sócio econômico político e cultura do lugar. São influenciados pelos objetivos e métodos de ações pedagógicas no contexto escolar. Muitas mudanças podemos verificar e estudar através de fatos históricos buscando as raízes da Antropologia, Epistemologia e Axiologia da educação, suas origens e fatores determinantes. Assim como novas vertentes de pensamentos e valores morais e éticos emergem a cada momento com temáticas polêmicas diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com