TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FILOSOFIA

Tese: ATPS FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  6.633 Palavras (27 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 27

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE BRIGADEIRO

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

DALVA BARBOSA DA SILVA COSTA SANTOS

R.A: 5560122683

SANDRA ANDREA FERREIRA

R.A: 5321987896

SIRLEY APARECIDA DA SILVA

R.A: 1299181404

THAIS GURGEL FERNANDES

R.A: 4352058744

WAGNER DOS SANTOS MOURA

R.A: 5529103486

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTORA PRESENCIAL: VANILZA SANTOS

TUTORA A DISTÂNCIA: MÁRCIA BACO

ATPS DE FILOSOFIA ETAPA 2

ETAPA 1

PASSOS

Passo 1

A equipe deverá responder refletir e dialogar sobre cada pergunta, inserindo suas percepções para cada questionamento:

A. O que é o mundo e a realidade?

B. O que é ser humano?

C. O que é viver em sociedade?

D. Qual a grande finalidade da vida social?

E. O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?

F. O que é ser cidadão?

G Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.

H. As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo.

I. O bem estar pessoal e coletivo também é sinônimo de uma vida cidadã?

J. O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual o seu posicionamento em relação a ele?

Respostas:

A. A. o mundo é o espaço aonde nascemos e vivemos construímos as nossas concepções de vida ao longo dos anos. A realidade esta aí a nossa volta só que cada pessoa analisa de uma maneira diferente, se por acaso a sua condição de vida não esta satisfatória, acha que essa é a sua realidade sem ao menos lutar para alcanças mudanças em sua vida.

B.É a criação do nosso criador deus. O ser humano é um ser racional e tem o poder do saber, dotado de inteligência, com suas limitações, cada um com seu próprio pensamento, nem sempre age de forma correta, coloca os pés pelas mãos por causa de coisas fúteis: inveja, ambição etc.

B. Para resolver e debater. As pessoas se juntem e discutem os problemas, debatam o que deve ser feito para a população, criando um vinculo entre a sua comunidade, seu bairro, sua escola etc.

C. É uma relação que estabelecer entre a consciência que conhecer. O objeto a ser conhecido, o segundo um conjunto de saber acumulados, recebidos pela tradição. É o bem que adquirimos com os estudos e experiências de vida. É muito importante em nossa vida, pois antes de julgarmos algo ou alguém devemos saber o que houve: ter o conhecimento para poder tentar solucionar o problema.

D. E. É torna consciente e capazes de ajudar o próximo e a sociedade quando preciso. Toda pessoa que vive em sociedade, cumprindo com suas obrigações e desfrutando dos seus direitos.

E. Sim. Elas caminho juntas, cidadania é quando as pessoas evitam desperdício, reivindicam seus direitos, participando de organizações para a melhora de nosso bairro, escola tudo isso colabora para uma melhora de qualidade de vida.

H. sim, todas as condições são relevantes aos cidadaos. Pois como cidadãos temos os nossos direitos prescritos na constituição, precisamos de uma boa condição de vida, mas nem sempre podemos, pois nem sempre as pessoas têm boas qualificações, não conseguem um bom emprego, recursos á uma boa educação e nem mesmo a uma alimentação saudável.

I. Sim o bem o mal são valores do dia-a-dia e a escolha do bem é individualide cada um. Pois nem sempre o que é bom para mim não é bom para as outras pessoas, o ser humano, às vezes se comporta como um ser irracional, apenas pensando no seu eu e para sermos cidadãos devemos pensar e começar a lutar pelos direitos de todos.

J. Sim. a homossexualidade, prostituição, sou contra todo tipo de preconceito, cada pessoa tem o livre arbítrio de escolher sua opção de vida, fazer suas escolhas para o seu

futuro.

Passo 3

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) buscaram formular, no século VI A.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia. Período Clássico

Os séculos V e IV A.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o terreno propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates.

Os sofistas, entre eles Górgias, Leontinos e Abdera, defendiam uma educação, cujo objetivo máximo seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade. Dentro desta proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar bem (retórica), pensar e manifestar suas qualidades artísticas.

Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer as ideias de Sócrates através dos relatos deixados por Platão.

Platão foi discípulo de Sócrates e defendia que as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com