TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE DESEMPENHO

Casos: ATPS GESTÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A gestão por desempenho a cada dia que passa vem tendo maior importância organizacional pelo fato de objetivar a comum harmonia entre o que a empresa quer e o queo colaborador pode dar, desta forma conceituamos gestão como sendo os procedimentos gerenciais de uma empresa. Por gestão entende-se o processo de tomada de decisão que compreende as fases de planejamento, execução e controle, tendo por finalidade orientar o processo administrativo de uma organização.

Deve ser compreendido como um subsistema do sistema institucional que é impactado pelas crenças, princípios e valores dos proprietários e gestores da organização.

Embora os valores, as crenças e os princípios não sofram alterações constantes, novas realidades e novos conhecimentos podem modificar a postura não adequada do gestor, levando-o a uma nova situação.

Assim sendo, a organização tenta buscar indivíduos capazes e que atendam a empresa num todo, assim entra a avaliação de desempenho e suas ferramentas para o programa. Avaliar significa, em síntese comparar os resultados alcançados com os planejados, de forma que apenas o trabalho previamente planejado deve ser objeto de avaliação. Isso nos da a informação não só na comparação entre o que se espera do indivíduo em termos de realização e a sua atuação efetiva no trabalho, mas também a existência de mecanismo de acompanhamento que permite corrigir para assegurar que o correto trabalho foi realizado conforme o planejado.

A partir disso houve a necessidade das organizações de contar cominstrumentos para estimular o trabalhador a adotar ou reforçar determinadas atitudes, e com ajuda das Ciências Sociais foi feito um aperfeiçoamento para a avaliação de desempenho.

A respeito a responsabilidade pela avaliação, essas técnicas evoluíram de um modelo de avaliação de mão única, por meio do qual o chefe realizava unilateralmente um diagnostico dos pontos fortes e fracos do subordinado, para outros modelos, como a avaliação bilateral, em que o chefe e subordinado discutem em conjunto o desempenho deste ultimo e também temos mais recente a avaliação 360º, em que propõe a utilização de múltiplas fontes, ou seja, a avaliação por clientes, empregados, chefe e subordinados.

É grande a importância de se ter uma gestão por desempenho para uma poder obter uma correta gestão de pessoas pois, atualmente o processo de gestão de pessoas tornou-se bastante complexo, onde as pessoas passaram a ser foco no planejamento estratégico das organizações, pois, diante do acirramento da competição, não basta ter pessoas motivadas e comprometidas, é necessário que as pessoas participem do planejamento e conheçam claramente os objetivos e metas e participem desde o planejamento até a realização.

Qualificação da Empresa

Para o trabalho em questão foi escolhido uma empresa que não possuía uma Área de Recursos Humanos, contudo, foi analisada efoi estudada para a devida elaboração de uma proposta de modelo de avaliação por competência.

Assim sendo, segue a qualificação da empresa:

Nome: MÓVEIS E CIA LTDA.

Localização: Avenida Amazonas, 254, Centro, cidade de Rondonópolis – Mato Grosso.

Ramo e Porte: Esta empresa atua no ramo de comercio varejista de móveis e é uma Empresa de pequeno Porte – EPP.

Missão

Conquistar e manter clientes satisfeitos, oferecendo móveis de altíssima qualidade, a preços justos.

Visão

Ser a melhor no ramo, com crescimento sustentado, aumentando a variedade e sempre com qualidade.

Valores

Honestidade, integridade, organização, responsabilidade, dedicação ao trabalho, respeito ao cliente (interno e externo), foco nos resultados, menos custo-benefício, confiabilidade e controle, liderança pelo exemplo, cumprimento das obrigações sociais.

Produtos

Os produtos comercializados na empresa são moveis de casa, como: cama, armários, guarda – roupas, mesas, etc.

Numero de Funcionários e Divisão Hierárquica

Atualmente a empresa contra com seu proprietário, um gerente, quatro crediaristas, seis caixas, vinte vendedores, quatro montadores, dois motorista e três faxineira.

A divisão hierárquica é entre o proprietário, o gerente e demais funcionários.

Exigências do Mercado

Com base nas leituras e pesquisas realizadas pelo grupo,podemos notar que o momento vivido no Brasil na área empresarial é cada vez mais competitivo e exigi cada vez mais não só de tecnologia e equipamentos, mais também da maximização da capacidade de obter resultados através de pessoas. Assim sendo, pouco adianta tecnologia de ultima geração e outros mecanismos se os principais que são os colaboradores não tiverem a preparação adequada para exercer suas funções com qualidade, eficiência e produtividade.

Em referencia a empresa escolhida pelo grupo para o trabalho acadêmico em tese, foi observado que a empresa possui uma descrição de cargos com as devidas competências e que também há um processo utilizado para a avaliação de desempenho de específicos colaboradores em determinadas competências, contudo não existe um banco de talentos bem definido.

Descrição de Cargo e Competência

EMPRESA

CARGO

COMPETÊNCIA

MÓVEIS E CIA LTDA.

Gerente

Avaliar e planejar estratégias de vendas e atuação;

Estruturar, organizar e distribuir a sua equipe;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com