TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - GESTÃO POR DESEMPENHO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - GESTÃO POR DESEMPENHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 12

1 Aula-tema: Base para um Modelo de Competências. Apresentação de um Modelo

Passo 1

Escolhido o texto de numero 3 na qual tem como Tema : “Gestão por Competência” iremos dissertar acerca do assunto cujas constantes mudanças no cenário organizacional intensificadas pelo processo de globalização, as empresas sentem a necessidade de ajustamento em seus processos para se tornarem competitivas no mercado. A implantação do

modelo de Gestão por Competências nos últimos anos vem surgindo como aparato para a adequação do desenvolvimento empresarial e na capacitação do indivíduo para buscar a eficiência do desempenho de suas atribuições no trabalho e na eficácia da obtenção dos resultados financeiros para a organização. Para a aplicação deste método de gestão, torna-se necessário a mensuração e captação das competências constituídas na empresa, o desenvolvimento e avaliação do profissional e o plano de remuneração.

A Gestão por Competências tem o objetivo de aumentar o desempenho organizacional, aprimorar o conhecimento das pessoas no ambiente de trabalho para gerar os resultados esperados para a empresa e para obter a vantagem competitiva. Para o desenvolvimento do tema proposto, foi elaborado o objetivo geral que buscou identificar as contribuições da gestão por competências para as organizações.Como também, foram constituídos dos objetivos específicos que se encontram distribuídos em capítulos e que servem para responder ao problema de partida do trabalho: conceituar gestão por competências; verificar a evolução da gestão por competências no âmbito organizacional; descrever os principais modelos de gestão por competências; estudar a aplicabilidade da gestão por competências e apresentar as contribuições da gestão por competências.

Os modelos de Gestão por Competências evidenciados na parte teórica foram: Iceberg, Árvore das Competências, Casa das Competências, Pirâmide das Competências, Competência como Fonte de Valor e Desenvolvimento de Competências Gerenciais. Foi utilizada nesta monografia a metodologia de pesquisa bibliográfica e de dados secundários para a fundamentação teórica e para a análise do estudo da empresa escolhida para verificação do modelo de gestão adotado. A adoção do modelo de gestão por competências resulta na contribuição significante para o desenvolvimento das competências organizacionais e direciona para os resultados positivos no mercado.

Ainda classifica as competências existentes no ambiente empresarial, qualifica os profissionais para o desempenho das funções de trabalho, auxilia nas discrepâncias do processo produtivo e adéqua o plano de cargos e salários. Para o Banco do Brasil as análises dos dados secundários serviram para concluir que a aplicação de algumas teorias aqui desenvolvidas demonstra o interesse na aprendizagem para adequação das competências e melhorias no desempenho dos funcionários, mudanças no sistema de avaliação para dar maior credibilidade e transparência nas relações de trabalho, tudo isto de forma direcionada para a obtenção de maiores resultados no mercado financeiro.

O modelo implantado no Banco foi: Gestão de Desempenho por Competências, com a participação dos funcionários no processo de formação, que confere aos aspectos da Gestão por Competências, ocorrendo assim, a integração destes nas tomadas de decisões e formulação das estratégias organizacionais.

Passo 3

Empresa escolhida

Nome fantasia: Pão Rei

Razão Social: Batista Comércio e Indústria de Alimentos Eireli Epp.

Endereço: Av. Liberdade c/ Av. Igualdade setor Garavelo Aparecida de Goiânia GO.

Segmento: A empresa fabrica produtos panificados industrializados.

Missão: Atualmente muito forte concorrente na questão de pães empacotados industrialmente, com propósito de atender toda a demanda local, como também no interior do Estado, pensando em um produto de primeira qualidade crescendo e aperfeiçoando cada vez mais com seus colaboradores no mercado de trabalho.

Visão: Estar entre os principais do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços panificados.

Público Alvo: Pit Dog, consumidor final , lojas de frios , padarias, mercearias , distribuidoras de alimentos , supermercados.

Quantidade de funcionários: atualmente a empresa está com 61 funcionários ativos em suas atividades diárias.

A empresa atualmente não contém um departamento especifico de RH, na qual o gerente geral cumpre o papel de admitir funcionários, demitir, e gerir pessoas dentro da empresa.

Passo 4

A Importância Da Avaliação De Desempenho Na Gestão De Pessoas: Atualmente as empresas estão focando não a avaliação em si mesma, mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa.

Dessa forma, a avaliação de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.

Não existe regra para a periodicidade de aplicação do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementação de ações para a melhoria de desempenho a partir do feedback recebido na avaliação anterior. O sucesso de qualquer projeto depende da adesão de toda a empresa e a única forma de obtê-la é mostrar os ganhos por meio de resultados.Assim:

- A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência;

- Os empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento;

- A GRH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.

A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ, 1995, p.54) define desempenho como sendo "os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos.

Mais comumente, os resultados expressam satisfação, insatisfação, eficiência e eficácia e podem ser apresentados em termos financeiros ou não".

"No processo de avaliação de desempenho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com