TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGISTICA FIAT

Casos: ATPS LOGISTICA FIAT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

A EMPRESA

NOME: GRUPO FIAT BRASIL

LOCALIZAÇÃO SEDE: Betim (MG)

SEGMENTO: Fabrica de Automóveis

PORTE: Grande

DIMENSÕES DA FÁBRICA: Área construída: 613.800 m² - Área total: 2.250.000 m

MISSÃO: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

VISÃO: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

VALORES:

 SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Ele é a razão da existência de qualquer negócio.

 VALORIZAÇÃO E RESPEITO ÀS PESSOAS

São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

 ATUAR COMO PARTE INTEGRANTE DO GRUPO FIAT

Juntos nossa marca fica muito mais forte.

 RESPONSABILIDADE SOCIAL

É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.

 RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

PÚBLICO ALVO: Pessoas maiores de idade, da classe C à A. Fabricam veículos populares e de luxo.

LOGÍSTICA DA EMPRESA

Na Fiat, adota – se a filosofia do Pós-Fordismo, ou seja, não se trabalha com grandes estoques. As peças armazenadas estão determinadas para suas respectivas carrocerias. Elas podem permanecer estocadas por, no máximo, dois dias, para uma melhor negociação do valor do aço (produto com grandes oscilações de mercado e que podem influenciar no preço final do produto).

O sistema FIAT é perfeitamente caracterizado como um sistema MRP (Material

Requirements Planning).A função do SAP Fiat é o de planejar a produção de acordo com os pedidos dos Clientes dentro do prazo estabelecido bem como elaborar uma programação de materiais para os fornecedores, informando a quantidade e o momento em que cada material será utilizado.

Sistemas de Administração da Produção (SAP), também denominados de Sistemas de Planejamento e Controle da Produção (PCP), são conjuntos de sub-sistemas inter-relacionados que existem para atingir os objetivos estratégicos da organização

MODELO DE ESTOQUE

Com previsões relevantes é possível comprar, produzir e vender o que a empresa estipula, evitando desperdícios e perdas. A empresa também evita estoques, com o uso do JUST-IN-TIME (suprimento na hora necessária) , a reposição de peças é feita pelos fornecedores é exata para a necessidade do momento.

LOGISTICA DE PRODUÇÃO

O Pólo de Desenvolvimento Fiat é composto por seis áreas de engenharia (Pólo de Desenvolvimento, Fábrica de Motores e Transmissão, Prensas, Unidade Operativa Fulinaria, Pintura e Montagem) e capacita a Fiat Automóveis a deter toda a tecnologia de projetar um automóvel.

SETORES DE FABRICAÇÃO:

POLO DE DESENVOLVIMENTO

Em Construção de Protótipos acontece a primeira realização física de um projeto virtual, onde o carro se materializa antes de ser produzido em série. Por fim, a Engenharia de Experimentação de Veículos é a área responsável pela avaliação final do produto Fiat. Verifica-se a durabilidade, a confiabilidade e o desenvolvimento dos veículos e avalia-se o funcionamento simultâneo de todos os seus sistemas.

FÁBRICA DE MOTORES E TRANSMISSÃO

Os motores e transmissões dos automóveis Fiat são desenvolvidos e produzidos pela maior empresa de sistemas de propulsão da América Latina, a FPT – Powertrain Technologies.

Constituída em março de 2005, a FPT – Powertrain Technologies é a sociedade do Grupo Fiat que reúne todas as atividades de desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão das seguintes empresas: Fiat Group Automobiles (Fiat Powertrain), Iveco (Iveco Motors) e Centro Ricerche Fiat e Elasis.

Dentro da fábrica da Fiat em Betim, a FPT possui um centro de engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores com combustíveis alternativos e duas fábricas, onde são produzidos os motores Fire 1.0 Economy Flex, Fire 1.0 Flex, Fire 1.3 Flex, Fire 1.4 Flex e Fire 1.4 Tetrafuel e as transmissões C510, C510 Dualogic, C510 Locker e C513.

Já na fábrica de transmissões, o processo é feito em três etapas: usinagem, tratamento térmico e montagem.

Na moderna fábrica de motores a produção é divida em duas etapas principais: usinagem e montagem. Na primeira é realizado todo o processo de desbaste e acabamento do bloco motor, eixo virabrequim e cabeçotes, que são as principais peças do produto. Já a montagem de todos os componentes do propulsor e testes de funcionamento faz parte da segunda fase da produção.

Depois de finalizados, os motores e câmbios são enviados para a área de Motopropulsor da Fiat, unidade responsável pela união dos dois produtos. Depois de encaixado, o conjunto motopropulsor completo é enviado à linha de montagem final onde é acoplado à carroceria dos mais diversos veículos da montadora.

PRENSAS

No setor de prensas, as chapas de aço são transformadas em peças para a carroceria do automóvel.

As chapas de aço chegam em bobinas e/ou chapas já cortadas e tratadas quimicamente. As prensas recortam, furam e dobram as chapas de aço até chegar à peça desejada. Ao todo estão em funcionamento 17 linhas de prensas médias e grandes. Cada linha tem capacidade de fazer de 15 a 20 tipos de peças diferentes. São 108 prensas com poder de impacto variando entre 50 e 1500 toneladas.

Esta é a linha de prensas robotizadas, utilizada para a produção de peças para o modelo Palio.

Todas as aparas de aço não aproveitadas no processo são transformadas em sucatas prensadas e, posteriormente, reprocessadas. Reciclando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com