TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MECÂNICA GERAL

Pesquisas Acadêmicas: ATPS MECÂNICA GERAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS MECÂNICA GERAL

CONSTRUÇÃO DE UM GUINDASTE

RESUMO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas para alcançar objetivos que promovam um diferencial no estudo da disciplina, o trabalho em questão consiste na analise funcional e metodológica da construção e funcionamento de um guindaste, como propósito iremos fazer uma descrição de sua história e funcionamento, bom como iremos fazer um protótipo com palitos de picolé, analisando seus sistemas de mobilidade vertical e horizontal, descrevendo todos os passos para a construção do protótipo. O objetivo principal é observar na prática os conceitos até então estudados e em quais campos iremos atuar com o aprendizado da disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Guindastes, sistemas de mobilidade vertical, cargas concentradas, sistemas mecânicos.

ABSTRACT

The activity supervised practice (ATPS) is a methodological procedure of teaching and learning developed through a series of activities planned and supervised to achieve goals that promote a gap in the study of the discipline, the work in question is the functional analysis and methodological construction and operation of a crane, as we aim to provide a description of its history and operation, we will do good as a prototype with popsicle sticks, analyzing their systems for vertical and horizontal mobility, describing all the steps to build the prototype. The main objective is to observe in practice the concepts studied so far and in what fields we will act with the learning of the discipline.

KEYWORDS: Cranes, vertical mobility systems, concentrated loads, mechanical systems.

1 CONCEITO E HISTORIA DO TEMA

Guindaste é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais pesados. Um guindaste é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil, na indústria de equipamentos pesados e especialmente no setor portuário, onde é de fundamental importância na movimentação de contêineres e cargas pesadas.

O guindaste é provavelmente invenção grega ou romana, da qual não existem registros anteriores ao século I a.C. Os grandes monumentos de pedra anteriores a essa época - as pirâmides do Egito, por exemplo - foram edificados sem auxílio de nenhum mecanismo de suspensão.

A maior parte do conhecimento sobre os guindastes antigos vem dos escritos do arquiteto romano Vitrúvio (século I a.C.) e de Héron de Alexandria (século I d.C.). O mais simples dos guindastes descritos compunha-se apenas de uma única estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior. Em seu topo, prendia-se a roldana por onde corria a corda utilizada para suspender os materiais. Essa corda era normalmente operada por um molinete fixo num dos lados da estaca, junto à base.

Figura 01 – Guindaste antigo

Os guindastes romanos apresentavam sérias limitações. Apesar de a carga poder ser levantada verticalmente, o ângulo em que ela podia girar, à direita ou à esquerda, sem o guindaste se desequilibrar, era muito restrito. Além disso, só poderia ser erguida até a altura das estacas. Outro problema era a imobilidade do equipamento, que precisava ser desmontado a cada etapa da construção. Os construtores medievais conseguiram superar a maioria desses problemas. A força humana utilizada para fazer funcionar o molinete - permaneceu insubstituível até o advento das máquinas a vapor.

Basicamente o guindaste é uma torre que serve de suporte para o braço horizontal que se prolonga em direções opostas e em comprimentos distintos. A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se um carro com roldanas que corre ao longo de seu comprimento, é a parte do guindaste que suporta a carga. A capacidade de carga aumenta à medida que o trole trabalha mais próximo da torre central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com