TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PLANEJAMENTO DE VENDAS

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A empresa T-Shirt hoje é uma das maiores fabricantes de uniformes escolares e empresariais do país, é conhecida por sua qualidade, muito equipada por maquinários inovadores e  modernos, porém está apresentando dificuldades com a área comercial por falta de um planejamento de vendas. O ramo têxtil em um geral não está favorável para moda, porém no segmento que a T-Shirt se encontra, focado em empresas e escolas, está crescendo cada dia mais por conta das empresas valorizarem um padrão que o uniforme proporciona.

Vamos auxiliar a proprietária Maria de Lourdes que hoje é responsável pelas vendas da empresa a aumentar seu lucro agora que o valor da matéria-prima tem aumentado bastante com um planejamento de vendas e a prospecção de novos clientes.

ETAPA 1

A área comercial é a que traz o sucesso de uma empresa, e na empresa T-SHIRT a proprietária não possui a visão de que a área comercial é de extrema importância para se obter sucesso, deixando de investir nessa área durante o tempo da empresa e agora que o mercado está exigente, viu essa necessidade. Agora iremos ajudar essa proprietária a investir na área comercial e ter a visão de mercado, modernizando a empresa e o tratamento de seus atuais clientes e dos futuros que irão surgir com um planejamento estratégico de vendas.

PASSO 1

O planejamento é à base de qualquer segmento dentro de uma empresa, e o planejamento de vendas nosso foco para esse caso têxtil deve ser feito com muito cuidado e detalhado, pois será aplicado para alavancar as vendas e o que se é observado na empresa pesquisada hoje é que a falta desse tipo de planejamento trouxe essa dificuldade de atrair novos clientes e perder a sua carteira de clientes para a concorrência.

O que deverá ser avaliado hoje pelo gestor de vendas será o público alvo para divulgações da empresa, as necessidades do cliente atual e o que o mercado têxtil hoje tem a oferecer de novidades e tendências. Por se tratar de confecção de vestuário escolar e profissional, o gestor de vendas deverá avaliar a forma como os clientes antigos têm sido tratados nos últimos tempos e incluir no novo planejamento estratégico a necessidade de um atendimento especial no pós-vendas e como deve agir em relação a divulgação empresarial para a captação de novos clientes.

Seus clientes deixaram de procurar sua empresa, pois surgiu novos concorrentes com um atendimento diferenciado surgiu essa necessidade. O foco do gestor de vendas será além da captação de novos clientes, manter os clientes fidelizados com um atendimento eficaz e apresentando sempre que possíveis novas tendências, afinal a empresa já é conhecida por sua qualidade nos produtos e agora precisa ser lembrada por um bom atendimento, modernizando e acompanhando o que o mercado comercial hoje precisa.

PASSO 2

A empresa T-Shirt hoje esta bem localizada, no interior de são Paulo onde a Logística pode trabalhar toda a região da grande são Paulo sem um custo muito alto de logística, onde se torna fácil acesso para o interior (onde hoje se encontra instalada as maiores indústrias que utilizam uniforme para trabalho) e de fácil acesso também para a grande São Paulo, coração dos negócios e que possui muitas escolas públicas e particulares que ela poderá ingressar no mercado.

Em relação aos aspectos econômicos, a empresa hoje conta com uma estrutura moderna e tecnológica, porém o mais preocupante é que o mercado esta em crescimento e ela estagnada, indicando que logo a empresa poderia ter dificuldades financeiras, o que não acontecerá, pois nosso plano de ação agirá no foco do problema que é a falta de um planejamento de vendas, e logo a empresa terá mais pedidos dos clientes que já possui pois serão trabalhados e será nosso foco a captação de novos clientes com uma campanha de vendas de acordo com a sua carteira atual de clientes (como por exemplo o ramo de uniformes escolares, utilizando como exemplo os clientes que ela já possui).

FORÇAS

FRAQUEZAS

 Conhecida pela qualidade do produto, ela conquistou o ramo de confecção de uniformes, no conhecido boca-a-boca. Sua experiência no mercado fez com que ela tenha sido lembrada por muitos anos onde seus clientes buscavam pela sua empresa para a confecção de seus uniformes.

 Falta de investimentos na área de divulgação fez com que a empresa dela tenha dificuldades na captação de novos clientes e facilmente esquecida por seus clientes atuais.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Ramo de uniformes em constante crescimento, onde o ramo têxtil está em queda exceto o da confecção de uniformes onde a tendência é exigir qualidade que a empresa dela já possui.

 Concorrência com uma campanha de Marketing cada dia mais agressiva;

Falta de investimento no pós-vendas possibilidade de perdê-los para concorrência.

PASSO 3

A empresa T-Shirt, com foco no crescimento comercial decidiu investir em mais um  escritório comercial onde nossa empresa recomendou a cidade de Santo André no ABC Paulista, por se tratar de uma cidade com muitas empresas instaladas, e referente a localização exata será no bairro assunção, onde a proprietária terá dois hospitais particulares na região, facilitando sua divulgação. Será elaborado de folders para encaminhar por e-mail e também para que o consultor leve nesses hospitais próximos pessoalmente.

A cidade de Santo André possui grandes multinacionais, e por conta dos seus uniformes possuírem qualidade e um design moderno, com um bom planejamento estratégico de vendas poderemos trabalhar essas multinacionais recebendo e visitando seus diretores ou responsável de compras, fora um amplo mercado que hoje tem na região como bares e restaurantes, onde todos trabalham uniformizados e sabemos que nesse segmento de trabalho o desgaste do uniforme é maior e a aquisição de novos uniformes deve acontecer regularmente por se tratar do ramo alimentício todos devem estar sempre bem vestidos.

ETAPA 2

O gestor atual de vendas da T-Shirt é a proprietária, e agora devemos esclarecer o quanto é importante um gestor de vendas em uma empresa e o que um gestor de vendas faz no dia-a-dia, para que ela se familiarize com a rotina e consiga liderar de forma eficaz sua equipe comercial e posteriormente contratar um novo gestor de acordo com o que o mercado precisa.

PASSO 1

O planejamento de vendas é o que faz o sucesso de uma empresa, é a organização para que seu negócio prospere cada dia mais fazendo com que a proprietária aumente sua receita da empresa e não tenha mais preocupação financeira ou até mesmo que ela seja esquecida do ramo têxtil empresarial, focado na confecção de uniformes de alta qualidade. Para fazer o planejamento de vendas estamos usando o modelo 4’s, onde visamos o serviço, seriedade, solução e sinceridade, onde o serviço é a confecção de uniformes de acordo com a necessidade do  mercado e de cada cliente em especial, seriedade em honrar contratos valores e prazo de entrega, solução é saber a real necessidade e interesse do cliente, sempre atendendo suas expectativas do produto e a sinceridade em ouvi-lo, compreendendo suas necessidades e nunca dizer algo que não possa cumprir, algo muito comum que as empresas pecam é a falta de sinceridade em relação ao prazo de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com