TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps planejamento de Chiavenato

Seminário: Atps planejamento de Chiavenato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

Segundo Chiavenato o planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico existe uma ampla e envolvente abrangência de toda a organização como um sistema único e aberto tem como características: projeto em longo prazo, envolve a empresa como totalidade, situa- se no nível institucional, corresponde ao plano maior ao quais todos os planos são subordinados, é voltado para a eficácia da organização.

Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização suas características são: é projetado em médio prazo em 12 meses, envolve cada departamento, é definido no nível intermédio da organização e é voltado para a coordenação e integração.

Planejamento operacional se refere a cada tarefa ou atividade em particular tem como características: projetado para curto prazo lida com a rotina diária, semanal ou mensal; envolve cada tarefa isoladamente preocupa-se com o alcance de metas especifica e é voltado para a eficiência na execução das atividades.

Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante. Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre à medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas eventualidades que se apresentam no cotidiano das organizações. De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Na verdade, é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, onde é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais.

Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.

PASSO 2

Tendo discutido sobre as considerações de SHINYASHIKI no artigo (Veja o futuro antes dos outros) podemos entender que o planejamento é uma previsão de futuros acontecimentos pautada em uma visão transformadora que torna pessoas com essa concepção grandes vencedores, pois elas se destacam no meio da multidão, conseguem ter sucesso em seus empreendimentos por fazer todos seus projetos com inicio meio e fim tudo cronometrado e mais não se acomoda com o sucesso sempre procura por melhorias.

No segundo artigo de SANTOS, (O desafio do Administrador do Futuro) foi notória a necessidade de planejamento desde a primeira atividade produtiva do homem. Fazendo o paralelo dos artigos com as definições dos autores citados acima foi perceptível o foco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com