TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SOCIOLOGIA

Trabalho Escolar: ATPS SOCIOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Dá-se o nome de Revolução Americana à luta das colônias estabelecidas na América do Norte, para se tornar independentes da Grã-Bretanha. Vitoriosas, as colônias passaram a constituir uma república independente, estabelecida com base em princípios democráticos que, pela primeira vez, ganhavam forma estatal.

Entre as causas que concorreram para a guerra de independência (de 1775 a 1781) figura o abandono em que estas se encontravam. Os colonos tinham, por isso, que resolver sozinhos seus problemas, o que lhes dava uma posição de autonomia em relação ao governo metropolitano. Além disso, os ingleses não estavam bem a par das condições das colônias e, preocupados com os próprios problemas, não lhes dedicavam muita atenção.

A Revolução América enfraqueceu as estruturas do Antigo Regime, aplicou as ideias iluministas, passou a divulgara as liberdades e garantias dos cidadãos e incentivou as revoluções europeias. Mais concretamente, a declaração estipulava o direito das colônias a se tornarem "estados livres e independentes", desligados de qualquer compromisso de obediência à coroa da Grã-Bretanha, com a qual ficava rompida toda união política.

A Revolução Francesa foi um marco e divisor de águas da história da França enquanto país monárquico, o regime era muito autoritário e consequentemente prejudicial aos pobres. O rei já não tinha mais como controlar a fúria popular e tomou algumas precauções para acalmar o povo que invadia, matava e tomava os bens da nobreza: o regime feudal sobre os camponeses foi abolido e os privilégios tributários do clero e da nobreza acabaram. Não suportando mais a situação de pobreza, o povo começava a revoltar-se fazendo pequenas revoltas populares. O povo continuava a ser ignorado e as classes privilegiadas recusavam-se a ajudar o país, pois não queriam perder os seus privilégios, o Terceiro Estado, dirigido pela burguesia fez uma revolução definitiva.

Na Revolução Francesa, as mudanças foram voltadas para o futuro e representou uma tentativa de mudança radical das condições de vida em sociedade. O que se quis foi apagar completamente o passado e recomeçar a História do marco zero. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.

A França deu origem às várias revoluções liberais por toda a Europa e também em várias colônias, espalhando a filosofia da Liberdade Igualdade e Fraternidade gerando conflitos dentro desses países devido ao descontentamento populacional sobre os regimes autoritários e as suas vidas miseráveis. Enquanto os norte-americanos mostraram-se mais interessados em firmar sua independência em relação à coroa britânica do que em estimular igual movimento em outras colônias europeias, ou seja, uma verdadeira revolução política que implantou um novo tipo de governo e de modelo político, consubstanciado na Constituição 1787.

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização.

A formação dos Estados Unidos se baseou em princípios voltados para a fortificação de uma política engajada em poder e liderança, as colônias se empenharam em se libertar da Grã-Bretanha e conseguir sua independência, porém nos seus planos não estava planejado um futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com