TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Atps Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 15

Unidade de Ensino: ITC – Instituto de Tecnologia Cotia Ltda – ME

Serviço Social

Sociologia

Alessandra de Oliveira Aragão, RA: 7924681203

Fernanda Freitas Gonçalves da Silva, RA: 7937690469

A Ilusão dos Direitos Humanos

Tutora a Distância: Claudia Benedetti

Tutora Presencial: Silvana Aparecida da Silva

Cotia, 23 de novembro de 2013.

Emile DurkheimeDeclaraçãode Direitos Humanos

Os principais pontos encontrados nos textos elidos, ou seja, falar da ideia de Durkheim e a Declaração de Direitos Humanos, visto que tanto um como outro assegura o reconhecimento e o cumprimento da praticado respeito universal e efetivo.

Declaração dos Direitos Humanos traz em seu artigo I que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos e são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

A Sociologia de Émile Durkheim encontrou a importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, isto é, a compreensão do que garantia a vida em sociedade e que os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades, seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social. Para Durkheim, a solidariedade é mantidaquando os indivíduos são integrados com sucesso em grupos sociais e regulados como conjuntos de valores, ele preocupou-se com as transformações que denominava solidariedade social. Ao estudar as transformaçõesvimos dois tipos que era regida pela sociedade: a solidariedademecânica e a solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica é pré-capitalista,tradicional com baixa divisão social(índice baixo da divisão de trabalho),já a solidariedade orgânica é marcadamente pelo capitalismo com elevada divisão social(índice alto da divisão de trabalho).Durkheim irá dizer que no processo evolutivo, passamos de um tipo a outro de solidariedade.

Assim sendo, a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, responsável pela ligação entre as pessoas.

Quando lemos o artigo V da Declaração de Direitos Humanos, quando diz que ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante, relaciona-se asolidariedade dada pela consciência coletiva, que liga as pessoas.

Durkheim acrescenta que não há uma maior valorização daquilo que é coletivo, mas sim do que é individual, do individualismo e, entendemos que conforme consta na Declaração de Direitos, toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social,riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Nas palavras de Durkheim, a consciência orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas, isto é, o direito.

É por isso que entendemos quando Durkheim fala de dois tipos de solidariedade social, a do tipo mecânica e a orgânica, sendo que é na mecânica que o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente seu desejo enquanto indivíduo.

Assim como na Declaração de Direitos Humanos, Émile Durkheim buscou compreender a solidariedade social como fator fundamental na explicação da constituição das organizações sociais, considerando para tanto o papel de uma consciência coletiva e da divisão do trabalho social.

Percebemos que para Durkheim e na Declaração de Direitos Humanos, existe semelhante motivo, ou seja, o de encontrar soluções para a vida social, a busca da transformação social em suas várias formas, pois percebemos que em toda a sua teoria busca compreender todos os fatores que permitem a ligação social e a consequenteordem social se estabelece. É através da concepção durkheimiana da relação individuo e sociedade que podemos compreender as múltiplas determinações do social sobre o individuo. O que mantém a sociedade coesa? É uma questão fundamental, pra que possamos compreender nossa realidade social.

Revolução Francesa e Revolução Americana

Compreenderam que tanto na Revolução Americana como na Revolução francesa, houve uma restauração dos tradicionais direitos de cidadania, porém na Francesa, a intenção era uma tentativa de mudança das condições de vida em sociedade, ou seja, a libertação dos povos. Por outro lado, os norte-americanos pretendiam sua independência em relação à coroa britânica.

Formação Histórica entre Estados Unidos e França: divergência entre as duas declarações.

Consideramos de extrema importância à relação encontrada entre o marcos dos Direitos Humanos às formações históricas, principalmente ao nos depararmos com os pressupostos de Max Weber, a respeito da luta de classes sociais. Não somente Max, mas também Karl Marx.

Vale salientar que Karl Marx exerceu influência no pensamento socialista e nos movimentos políticos revolucionários dos séculos XIX e XX. Compreendemos que Marx estava preocupado com as relações e determinações entre o Estado e a sociedade. Uma relação entre a infraestrutura e a superestrutura, ou seja, base econômica e o Estado constituído pelas instituições jurídicas e políticas e por determinadas formas de consciência social.

Marx acreditava que a luta de classes, a luta contra a burguesia e através da revolução, transformar-se-ia em classe dominante. Isto nos faz também traz a ideia mostrada por Hobshawn (2001), onde fala do caminho aberto para a renascença das ciências e filosofia, em que houve fortes contradições sociais e movimentos revolucionários. O autor Hobshawn (2001) fala da Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa, que apesar das revoluções não conseguiram resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com