TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociologia 2 Sem.

Monografias: Atps Sociologia 2 Sem.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP Serviço Social - 2º Semestre

ATPS de Sociologia

Professora à Distância: Claudia Benedetti Tutora Presencial: Maristela Silva

Alunos:

Cristina Valone Castro RA6914378699

Eliana Lima Panyagua RA6991470523

Janira Natali Nizolli RA6506263202

Mariele Oliveira RA6367208779

Pelotas, 24 de novembro de 2013

Introdução O presente relatório tem como propósito identificar os tipos de solidariedade social. Salientar a importância dos direitos humanos e como eles são e tornaram-se imprescindíveis para a sociedade como um todo. Identificar e entender os principais marcos dos direitos humanos internacionais, e como eles foram importantes para a história até os dias atuais.

Declarações de Direitos Humanos

O Desenvolvimento dos Direitos Humanos tiveram um longo processo evolutivo, desde o seu inicio onde os Direitos Humanos eram baseados nos interesses políticos e econômicos ao invés do humanitário o que perdurou até o século XX.

Com o fim do Império Romano surgiu o modo de produção feudal que dominou a Europa e causou certo retrocesso na formação dos Direitos Humanos. Porém seu processo evolutivo e sua propagação ganhou força com a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.

A Declaração dos Direitos do homem e do Cidadão e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América eram defensoras da liberdade, mas cada uma com suas particularidades principalmente quanto à natureza dos direitos reconhecidos. Na Declaração da Independência dos Estados Unidos da América o reconhecimento de direitos inatos de todo ser humano e o fundamento que todo poder emana do povo fica claramente explicito. Destaca que a liberdade e a igualdade existem para todos diante a lei sem exercer nenhum tipo de privilégio nem sucessão de cargos públicos. A declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão trazia ideais liberais iluministas na qual reconheciam o direito à vida, a propriedade, a liberdade de religião e expressão e a igualdade diante a lei. A diferenciação que observamos é que a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão traz a ideia de direitos do homem sem haver distinção em ele ser ou não francês, defende os direitos de todo e qualquer ser humano.

Solidariedade social

Podemos perceber que Durkheim procurou explicar que a existência de uma sociedade e a própria coesão social está ligada diretamente no grau de consenso gerado entre os indivíduos e é esse consenso que ele denomina de solidariedade, Sendo assim na visão dele dois tipos distintos de solidariedade a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

Para Durkheim a solidariedade mecânica era a marca das sociedades ditas primitivas, conhecidas como clãs, nesse modelo de sociedade os indivíduos que se relacionam

compartilham tanto dos ideais sociais como do financeiro, pensando sempre no grupo como um todo e tendo consciência coletiva, assegurando assim uma coesão social.

Diferentemente da solidariedade mecânica a orgânica tem predominância nas ditas sociedades modernas e capitalistas por se destacar o individualismo, os valores sociais e financeiros são individuais e cada indivíduo tem sua própria consciência.

A divisão econômica do trabalho social desenvolvida e complexa se apresenta nas diversas profissões e multiplicidade das atividades industriais.

O individuo nesse tipo de sociedade porque existe a interdependência profissional dos demais, o trabalho individual não o basta sempre vai precisar do outro.

Durkheim enxergava as sociedades complexas como grandes organismos vivos onde existiam diferentes órgãos, mas todos eram dependentes entre si para o bom funcionamento do ser vivo.

Para conseguir garantir a coesão social onde a solidariedade orgânica se destaca é necessário seguir os códigos e regras de conduta que instituem nossos direito e deveres.

Revolução Francesa e Americana

As revoluções Americana e Francesa foram responsáveis pela influencia do liberalismo. Os Estados Unidos eram dominados pela Inglaterra, o que motivou a Revolução que foi um movimento de independência que lutava contra os abusos do poder monárquico exercido pela coroa Britânica, com um forte ideal de libertar o seu povo da influencia de uma nação estrangeira.

Já a Revolução Francesa foi de caráter interno, contra seus próprios lideres, pela forma opressiva e pelos constantes exageros manifestados, havia muitos privilégios para a nobreza com isenção de impostos, por exemplo, e por outro lado uma forte opressão ao povo o qual pagava altos impostos. Enquanto a revolução americana tinha como objetivo a libertação de seu povo do domínio da Inglaterra, sem ter a intenção de servir como auxílio quaisquer outros movimentos fora de seus limites, a revolução francesa teve um forte apelo à libertação de todos os povos.

Analisando as duas revoluções, podemos concluir que ambas buscavam sua liberdade, sendo verdadeiras declarações de direitos do seu povo, porém com suas características bem distintas, principalmente no que tange à natureza dos direitos.

A luta pela independência dos estados unidos do domínio inglês tornou-se uma referencia ao processo político econômico, resultando dessa forma com o fim do antigo regime, com isso verificou-se na América do norte o desenvolvimento de um regime político renovado a republica, tendo como base a democracia representativa.

A declaração americana ou declaração de independência dos estados unidos da América 1776 diz:

“São verdades incontestáveis para nós; todos os homens nascem iguais; o criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenta destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-lo ou aboli-lo.” (Trecho da “Declaração de Independência dos Estados Unidos da América”, Ministro das Relações Exteriores, EUA)

A revolução dos estados unidos tornou o país livre e prospero diante do mundo todo.

A declaração americana mostra de forma clara os fundamentos do regime democrático: o reconhecimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com