TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SOCIOLOGIA

Dissertações: ATPS SOCIOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

1 ETAPA DA ATPS

1º O SIGNIFICADO DA SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO:

A Sociologia é o estudo da vida e do comportamento social, sobretudo em relação a sistemas sociais, como eles funcionam como mudam as consequências que produzem e sua relação complexa com a vida de indivíduos. "Essa construção do ser social, em boa parte é feita pela educação, onde a assimilação do indivíduo decorre de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim. Assim a sociologia nasce da própria sociedade, e por isso pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.

Segundo Bordieu em sua tese, temos uma referencia de contexto social entre a sociologia e a escola, pois para ele nos anos 60 há transformações que rodeavam sua vida, e suas estruturas quando respectivamente estudantes de classes inferiores eram privados ao estudo, a educação, e o seu pensamento era totalmente equivocado a esta forma de trabalho, ele determinava que todos devem estudar não importando sua classe social ou cultural, mas que se mediria o esforço do aluno através do seu desenvolvimento escolar. Pois segundo ele a escola tinha o papel de enfrentar estas hierarquias culturais e sociais, possibilitando cada jovem despertar seu conhecimento através de seu esforço intelectual. Porem não era somente segundo a sua visão, o processo de desigualdades sociais e de classes, que afetavam o desenvolvimento desta educação, mas também a herança familiar deixada pelos pais dos alunos.

A sociologia da educação é considerada um ramo que tem por objeto o estudo das relações gerais entre a escola (enquanto agente de socialização) e a sociedade em que ela se insere e ao serviço da qual se encontra. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social. Neste sistema, entendemos que a educação é um dos mais importantes instrumentos de socialização nas sociedades modernas. Através dela pode se formar o caráter de um povo onde existem valores que podem ser assumidos pelos indivíduos como características de cultura.

Segundo Durkheim, a escola deveria preparar os jovens, por meio dos preceitos básicos para a convivência na sociedade. Hoje em dia ela se apresenta com esse intuito, porém, formando – os não para a interpretação e análise crítica sobre a nova realidade, e sim como instrumentos laboriosos para a tecnologia. Portanto a educação é vista como uma das atividades básicas das sociedades humanas, e neste processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades aos mais jovens. Onde antes nas sociedades primitivas, a educação geralmente ocorria pelo contato das crianças com os pais, parente e amigos. Assim nos dias de hoje, observando as sociedades modernas, vemos que a família não perdeu sua importância no ensino, mas trouxe a necessidade de outros tipos de instrução que necessitam de órgãos educacionais especializados.

Etapa 2

1. 1 compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Sociologia da Educação

A abordagem do filme entre os muros da escola vem mostrar a realidade de vida dos professores nas escolas publicas popular, em comparação diferenças com a de França e do Brasil, vemos que no País exterior, os professores só trabalham na escola, o que não acontecem aqui no Brasil, já que os professores normalmente estão inseridos em dupla jornada, trabalham em vários lugares, o desrespeito com os professores da França estão mais agravantes do que ocorrem no Brasil, que o tratamento de alunos de periferias não chegam ao extremo com demonstra o filme, muitos casos isolados, a escola, a explosão do aluno e do professor, entre jovens que não conhecem sua identidade, um lugar hostil de confrontos entre o poder dos alunos em sala e fora dela.

O filme entre os muros da escola vem trazer uma situação o professor bem intencionado vai trabalhar numa escola, de classe inferior, e vive dentro do conflito, pois seus alunos já trazem problemas enormes de casa, mas o professor com carinho e bagagem vem tentar fazer o melhor, com resultados pequenos e incompletos, uma vida muito tensa com frustração, e um olhar desassombrado sobre o futuro desses jovens, pois este contexto da educação na França nos traz um espelho da vida social francesa pós-moderna, mas também a realidade educacional brasileira, dada a seriedade dos desafios encontrados pelos profissionais dos dois países na prática escolar cotidiana.

Em contraponto ao relato do filme, vemos aqui no Brasil, um grande desinteresse por parte de alguns educadores no ato de ensinar em virtude da desvalorização profissional, do desinteresse das famílias em acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos transferindo a responsabilidade para o educador. Antigamente cabia ao professor a tarefa de ensinar. Hoje lidamos com todos os tipos de problemas alheios ao âmbito escolar que interferem significativamente na aprendizagem dos alunos tornando uma atividade trabalhosa, despertar e desenvolver um aluno crítico, consciente de suas possibilidades de modificar e construir uma realidade social melhor.

A educação atualmente vem sofrendo com o descrédito da sociedade que não vê a instituição educacional como um norteador na vida de uma pessoa. A tarefa do professor atualmente é árdua. Ele lida diariamente com as diversidades culturais e sociais, não encontrando ajuda das famílias e nem do poder público, deixando ao professor não só a tarefa de ensinar e de dar conta de problemas alheios a sua função.

O fracasso escolar é seletivo, atinge antes de tudo as classes sociais desfavorecidas. Para essas crianças, o fracasso representa norma, ao passo que é excepcional entre as crianças das classes privilegiadas. O que está em questão é a função da escola na sociedade capitalista e as relações sociais que determinam. A escola é uma instituição organizada e uma agência de serviço voltada para atender a uma variada gama de interesse e necessidade do indivíduo, porém, diversas pesquisas mostram o outro lado da realidade: uma elevada taxa de evasão escolar vai de encontro ao que a escola se propõe.

Seu objetivo é promover os alunos considerados os mais espertos e capazes de aprender. E para que haja coerência dessa responsabilidade profissional, é necessário que com o crescente avanço tecnológico, o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com