TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_ Saúde E Segurança Do Trabalho

Dissertações: ATPS_ Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Saúde e Segurança do Trabalho

Prof.: Alessandro Formenton

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ana Regina Chagas Santos - RA 4300067012

São Caetano do Sul / SP

2013

Sumário

Introdução 2

1. Saúde e Segurança do Trabalho 3

1.1. Acidente de Trabalho 3

2. Dados do Restaurante e Pizzaria 4

2.1. Riscos para os Profissionais da Pizzaria 4

3. Plano de Ação para Prevenção de Acidentes 5

4. Instalações do restaurante e pizzaria 7

4.1. Segurança em eletricidade (NR-10): 7

4.2. Proteção contra incêndio (NR-23): 8

4.3. Máquinas e Equipamentos (NR-12): 8

4.4. Transporte, Movimentação, Armazenamento e Manuseio de Materiais (NR-11): 8

4.5. Cor e Sinalização (NR-26): 9

5. Sugestões de Condições Ambientais de Trabalho 10

Conclusão 12

Bibliografia 13

Introdução

O presente trabalho foi elaborado através de pesquisas na área de higiene, saúde e segurança do trabalho. Com informações sobre as legislações e as normatizações específicas para garantir as condições adequadas, noções e competências que garantem a integridade física dos trabalhadores e de seus clientes, prevenindo assim acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Para dar inicio à política de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho são necessários ter o conhecimento de todos os processos, quantidade de colaboradores e funções, e os equipamentos utilizados.

Temos como objetivo levantar informações sobre os riscos relacionados a cada função da empresa, bem como o grau de periculosidade que as estruturas físicas e equipamentos oferecem para os trabalhadores e pessoas envolvidas nos processos da empresa e, a partir daí, apontar os equipamentos obrigatórios de segurança e aplicar políticas, técnicas e medidas de segurança e prevenção de acidentes que reduzam os riscos transformando a empresa em um local seguro, saudável e agradável para colaboradores e clientes em conformidade com as normas da CLT, e as normas oriundas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Uma atitude muito importante é de sempre que ocorrer algum acidente, doença ou lesão no ambiente de trabalho, a empresa deve fazer o relato à organização pertinente para verificar onde se tem maior índice de acidentes e buscar meios de diminuir os riscos.

1. Saúde e Segurança do Trabalho

A Saúde e a Segurança no Trabalho estão ligadas ao bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores.

Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos colaboradores nos programas de saúde e segurança, avaliando questões relacionadas com a medicina e a higiene no trabalho, a formação dos colaboradores, a engenharia de segurança, a psicologia, etc.

1.1. Acidente de Trabalho

O acidente de trabalho é toda redução ou perda de capacidade para o trabalho, permanente ou temporária, que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho.

“Acidente de Trabalho - É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, a perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” (Jr. Segurança do Trabalho)

O acidente de trabalho inclui também um dano ocorrido a caminho do trabalho ou na volta para casa.

“Consideram-se, também, como acidente do trabalho:

- A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;

- Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;

- Acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

O prejuízo material decorrente do acidente de trabalho se caracteriza pela diminuição das possibilidades em obter os mesmos rendimentos por meio da força de trabalho de que dispunha o empregado antes do fato ocorrido. Essa redução diz respeito à profissão ou ofício então desenvolvidos, em que se comprova a diminuição da capacidade de trabalho por parte do empregado, consoante entendimento extraído do art. 950 do Código Civil de 2002. ” (Pantaleão)

Para evitar acidentes, a organização deve tomar determinadas providências, no ambiente de trabalho existem inúmeras situações de risco que variam conforme a atividade. Dentre esses agentes podemos destacar os mais comuns: ferramentas de todos os tipos; máquinas em geral; fontes de calor; equipamentos móveis, veículos industriais, substâncias químicas em geral; vapores e fumos; gases e poeiras, andaimes e plataformas, pisos em geral e escadas fixas e portáteis. Os fatores de risco existentes no local de trabalho devem ser verificados e eliminados, resultando na redução de acidente ou na sua ausência.

2. Dados do Restaurante e Pizzaria

a) Número de funcionários: 40, sendo: 5 cozinheiros; 3 lavadores de louças; 3 funcionários de limpeza; 1 gerente; 1 telefonista; 1 recepcionista (hostess); 10 garçons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com