TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Saúde e segunrança do trabalho

Seminário: ATPS – Saúde e segunrança do trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Seminário  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO – GOIANINHA /RN (23048)

Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho

Professora Ead: Márcia Aparecida Jacometo

ATPS – SAÚDE E SEGUNRANÇA DO TRABALHO

Desafio:

Para um início correto de atividades é imprescindível que o empreendedor esteja atualizado com as exigências de melhorias ambientais no trabalho, que desde sempre foram importantes, só que somente hoje são cobrados pelos órgãos fiscalizadores. As normas de saúde e segurança devem ter atenção especial, pois é a partir do seu cumprimento que se obtém um resultado de baixos índices de acidentes e doenças ocupacionais.

Ao analisar o espaço escolhido, é importante adequá-lo de acordo com as exigências do corpo de bombeiro, com equipamento de proteção e prevenção contra incêndios, saídas de emergência e rampas. Para tal, deve-se realizar um levantamento da área, contratar um engenheiro civil e solicitar uma planta baixa com os pontos de instalação de extintores, hidrantes e saídas de emergência e apresentar junto ao corpo de bombeiro para adquirir a liberação de funcionamento, o Habite-se. Depois disso, devem-se instalar as sinalizações necessárias e realizar a manutenção dos extintores anualmente. Um dos parâmetros para a criação dessas regras é a Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho e Emprego, mas ela não vale como lei. Essa norma remete às regras das legislações estaduais, ao dizer que “todos os empregados ou empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual

As prefeituras também devem atuar na fiscalização da segurança ao exigir uma licença de funcionamento. Essa licença precisa ser renovada anualmente e os estabelecimentos são obrigados a colocar o documento em um local visível. Cada município tem a sua legislação.

Quanto à adaptação do local à deficientes físicos, nas escadas deve-se instalar guarda corpo e marcação em degraus. Além disso, é importante adaptar no primeiro piso para o banheiro e os corredores.

O empreendimento deve possuir uma instalação elétrica de acordo com a capacidade instalada do local. Importante verificar a potencia de cada equipamento elétrico para criar circuitos de distribuição de energia. A melhor maneira é criar três circuitos, um para cada piso e um para cozinha, a fim de evitar sobrecarga. Além disso, os quadros de energia devem ser sinalizados e fechados. Toda manutenção deve ser realizada somente por funcionários treinados.

É indispensável a utilização de um armazenamento correto para os produtos utilizados, em especial para os alimentos. É necessário um cuidado extremo com os prazos de validade e com o tempo de consumo pós-descongelamento. Em adicional, é importante a demarcação de áreas de armazenamento e transporte de material, e treinar todos os funcionários com normas e condutas de comportamento dentro do ambiente de trabalho. Ações como essas, evitam comportamentos desnecessário, imaturos e evitam que acidentes aconteçam sem necessidade.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

Todas as funções deverão ter plano de ação para evitar acidentes de trabalho.

Todos os funcionários, principalmente os que lidam diretamente com as crianças devem ter curso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com