TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIA DE GESTAO

Monografias: ATPS TECNOLOGIA DE GESTAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.765 Palavras (20 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 20

Passo 3

1.1 Conceitos

Ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é, em tese, o nosso velho conhecido “administrador”, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente têm peso no processo de Gestão são aqueles relacionados a qualidade, criatividade, racionalização dos processos e, todos, com o propósito de eliminar os desperdícios, entre outros, que visam a flexibilização do sistema.

A pessoa que assume o cargo gerencial não é uma massa de modelar, pronta para a empresa moldá-la conforme suas necessidades, mas, sim, um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor.

1.2 Entrevista do gestor da empresa pesquisada

Já dizia que “para dirigir pessoas não basta apenas dar ordens e instruções, comunicar e motivar. E preciso ainda liderar” segundo Chiavenato (2007 p.3).

Na atualidade o que tem peso no processo de gestão são os relacionados a qualidade, criatividade, racionalização de processos com o propósito de eliminar desperdícios. Na casa de carne um dos principais propósitos que tenho como gestora é aproveitar tudo que dá para gerar renda sem haver muito desperdício. Pois quando se compra o gado direto do frigorifico já vem com percentual de perca. Pois a carne deve ser limpa para consumo e exposição no balcão. Obter o máximo de lucro possível.

Para isso, procuro incentivar meu funcionário não só financeiramente, mas também com elogios para que ele se sinta importante para o bom desenvolvimento da empresa e satisfação dos clientes. Tento promover melhoria conforme as mudanças continuas que devo me adequar conforme seja necessário para o bom desenvolvimento.

Agora com a mudança brusca de ramo alimentar, o nível de exigências aumentaram, pois a preocupação em manter o equilíbrio da empresa aumenta. Não só com a qualidade mais também manter as exigências feitas pela fiscalização da saúde e manter todas em ordem.

A empresa exige muito mais da minha capacidade de liderança e de organizar e estruturar o balanço financeiro. Já que a empresa começou com pouco capital social, e assim caminha aos poucos financeiramente. Tento colocar em pratica meus conhecimentos como gestora. Do pouco que já se sabe com a administração, dá para manter o equilíbrio da empresa, capacidade de administrar, organizar e liderar minha equipe da melhor maneira possível.

ETAPA 2

Passo 1 – Definição

1. Gestão de qualidade total

A gestão de qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

No período de implantação, avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas, como zero defeito e os conceitos de confiabilidade. O termo TGC evoluiu no início da década de 1980, para, Gestão da Qualidade Total (TQM).

Segundo Campos (1992, p. 193) o TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Os conceitos do TQC são formados por:

● Orientação pelo cliente: produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor;

● Qualidade em primeiro lugar: conseguir a sobrevivência através do lucro contínuo pelo domínio da qualidade;

● Ação orientada por prioridades: identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais alta prioridade;

● Ação orientada por fatos e dados: falar, raciocinar e decidir com dados e com bases em fatos;

● Controle de processos: uma imprensa não pode ser controlada por resultados, mas durante o processo;

● Controle de dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão;

● Próximo processo é seu cliente: a empresa deve estar focada em atender as necessidades do cliente;

● Controle a montante: a satisfação do cliente baseia-se exclusivamente, em funções a montante. As contribuições a jusante são pequenas;

● Ação de bloqueio: não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa;

● Respeito pelo empregado como ser humano;

● Comprometimento da alta direção: entender a missão e a visão da empresa e executar as diretrizes e metas por meio de todas as chefias;

Passo 2

1. Terceirização

A empresa não possui nenhum setor terceirizado. A princípio não pretende terceirizar, pois no momento não acha vantajoso para a empresa.

Passo 3

Principais características, vantagens e aplicações de cada uma das tecnologias.

1. Benchmarking

Esse termo tem origem na expressão inglesa benchmarking, que se refere as cotas de nível utilizadas nas medições topográficas e foi introduzido na linguagem empresarial pela empresa Xerox, que o definiu como “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria”. Dessa forma o benchmarking é não mais que um processo ou técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com