TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria Clássica da Administração.

Os 14 Princípios Gerais Da Administração

Fayol refletiu sobre sua própria experiência como gerente e identificou diversas técnicas ou métodos administrativos que havia aplicado e que, em sua opinião, haviam fortalecido o corpo organizacional ou tinham-no ajudado a funcionar. Apesar dos receios de que pudesse ser mal interpretado (como foi), dado que se poderia pensar que estivesse propondo leis universais ao chamar de princípios a esses procedimentos, Fayol propôs quatorze deles, argumentando com os leitores, conforme uma citação que diz, "... não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração, é tudo uma questão de proporção". Consequentemente, se encararmos a lista de princípios a seguir como um conjunto de tópicos importantes e diretrizes que em certos casos os gerentes podem aplicar a nossa atitude estará próxima do espírito que foram originalmente sugeridos.

1-Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2-Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.

3-Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas.

4-Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

5-Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6-Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

7-Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

8-Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

9-Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.

10-Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

11-Equidade ( reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.

12-Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

13-Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.

14-Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são as forças da organização.

Hernri Fayol foi idealizado pela ênfase na estrutura organizacional.

Teoria da Burocracia.

E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas. Mas acaba se esquecendo dos aspectos váriaveis que se devem ser considerados, o que na sua negligencia acaba trazendo diversas disfunções na realização de ações especificas Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais.

Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito. Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências. Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema. Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.

Disfunções da Burocracia:

Internalização das regras: Elas passam a de "meios para os fins", ou seja, às regras são dadas mais importância do que às metas. Excesso de Formalismo e papelatório: Torna os processos mais lentos.

Superconformidade as Rotinas: Traz muita dificuldade de inovação e crescimento. Exibição de poderes de autoridade e pouca comunicação dentro da empresa. Dificuldade com os clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização, torna difícil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas. A Burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana.

Dada empresa tem sempre um maior ou menor grau de burocratização, dependendo da maior ou menor observância destes princípios que são formulados para atender à máxima racionalização e eficiência do sistema social (por exemplo, a empresa) organizado.

Também tem a sua formalidade por Max Weber que partindo da premissa de que o traço mais relevante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com