TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO COMPLETO

Trabalho Escolar: ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO COMPLETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Ao analisar a historia da humanidade, vemos que sempre inventou maneiras melhor aplicar seus esforços com a intenção de ter melhores resultados de suas ações. O desenvolvimento aconteceu quando nós aprendemos a reunir forças, juntar pessoas, ideias e experiências e passamos a trabalhar em conjunto. Foi quando surgiu a organização – o motor do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno. Com a organização o homem conseguiu uma forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços. As organizações operam em ambientes diferentes rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais. E demográficos que integram entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forcas caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor. Há um complicado jogo de ações e interações que provocam e recebem influencias de todas as partes envolvidas. As organizações não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas. Uma organização necessita de complexa equipe de pessoas altamente qualificadas – para sua adequada administração. A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estudo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais e abstrações. Administração é resultado! Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo. Administração e organização andam de mãos dadas; uma não existe sem a outra. Conforme (Chiavenato. {2006, p.01 à 34}).

Acontecimentos para o surgimento da Teoria da administração

A revolução industrial começou em 1776 na Inglaterra, com a invenção da maquina a vapor por James Wat (1776 – 1819) e sua aplicação a produção. Com ela surgiu uma nova concepção de trabalho, responsável por modificar completamente a estrutura social e comercial da época.

Foi o desenvolvimento econômico dos EUA e de alguns países na Europa, principalmente na Inglaterra, que demandou a sistematização dessa habilidade na forma de conhecimento cientifico capaz de orientar a condução das organizações.

A revolução industrial e aumento do consumo possibilitaram o aprimoramento da produção em massa que trouxe um grau de complexidade aqueles que estavam à frente das indústrias por desconhecerem as novas formas de trabalho. A partir de problema específicos das grandes indústrias daquela época; alguns estudiosos deram início a o que conhecemos hoje como a Teoria da Administração.

Durante milhares de anos as civilizações necessitaram de alguma forma de organização de atividade, ate mesmo para que cada um tivesse claro qual seria seu papel na sociedade. Com rápida evolução e consolidação da pratica do comercio, teve inicio a produção artesanal posteriormente a produção fabril, ainda com pouca capacidade de produção em escala. Ate aquele momento, os artesões eram donos de todo o processo produtivo, o que passou a ser controlado pelos capitalistas a parti do sistema fabril. Preocupado com a eficiência produtiva da indústria, alguns estudioso dedicaram muitos anos de sua vida a desenvolverem produtos de solução, originarias das primeiras teorias sobre administração.

O início da produção fabril, quando os capitalistas, preocupado com a crescente demanda, consumos reuniram o mesmo espaço físico, todos os recursos produtivos tornando necessário novas formas de trabalho, controlando as etapas do processo produtivo: matéria, tecnologia, ferramentas, etc. os operários não tinham conhecimento para lidar com o novo sistema, os problemas operacionais eram muitos e os que estavam no comando das indústrias não eram capazes de solucioná-los satisfatoriamente.

Taylor & Fayol precursores da Teoria da administração

A Escola da Administração Científica teve início no começo do século XX. Sendo fundada pelo Engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Considerado o fundador da Teoria moderna TGA. Teve inúmeros seguidores (engenheiros como Gantt, Gillbreth, Emerson, Ford, Barth, e outros e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Até então ,a escolha do método era feita pelo operário que se baseava na sua experiência pessoal anterior para definir como iria realizar suas tarefas. As indústrias americanas tinham diversos métodos de trabalho, o que dificultava a supervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramenta de trabalho. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa no que foi bem sucedido para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas.

A teoria Clássica da Administração: Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Teoria da burocracia: Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de forma muito próxima àquela hoje utilizada na linguagem comum: a Burocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizados dos organismos estatais e privados. Pretendendo dar as bases de um modelo ideal de organização que pudesse ser copiado e aplicado às empresas, qualquer que fosse o seu ramo de atividade, Max Weber descreveu as características mais importantes da organização burocrática ou racional. Apesar de representar um passo à frente da organização formal proposta pela Teoria Clássica, a organização burocrática, ideal e teórica, mostrou-se carente da flexibilidade às inovações necessárias e imprescindíveis a uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com