TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: ATPS TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  4.838 Palavras (20 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 20

“Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.”

Teoria geral da administração- Antônio César Amaru Maximiano.

De acordo com o que foi estudado, podemos dizer que administração é muito importante na utilização de recursos para realizar objetivos, sejam eles, individual, familiar, grupal, organizacional ou social, pois o sucesso da utilização destes recursos para o alcance do objetivo, está intimamente ligada a uma administração eficiente e eficaz dos mesmos. Podemos afirmar ainda, que o sucesso de uma organização depende de bons administradores.

A administração que hoje estudamos, tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Conceitos estes que ao longo dos séculos, foram evoluindo continuamente, sendo influenciados pelas circunstâncias de cada momento.

Impulsionado pela Revolução Industrial, o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. O crescimento das empresas industriais exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução contou com a participação de muitas pessoas, uma das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor, criador e participante do movimento da Administração Científica.

Taylor apontou os problemas das operações fabris e ao longo de sua carreira procurou resolvê-los:

• Desinteresse dos operários- Quem trabalha mais, ganha mais.

• Desconhecimento da gerência- Começou a treinar/capacitar os gestores, para conhecerem os procedimentos realizados pelos operários.

• Falta de uniformidade do trabalho- Padronizou as atividades.

• Estudo dos tempos e movimentos- Cronometrou os movimentos utilizando o de menor tempo como padrão, para aumentar a produtividade e o lucro.

• Homo Economicus- Taylor acreditava que o homem trabalhava apenas por necessidade (financeira).

• Quanto maior a especialização, maior a eficiência- Quanto mais especialidade, mais produtividade (o operário tinha que exercer somente uma função repetidamente, para se especializar).

Neste mesmo século, o taylorismo formou parceria com a expansão da indústria e com a linha de montagem de Henry Ford, responsável por elevar ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado. Ford foi um visionário da época, implantou a produção em massa segmentada.

Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica, ele defendia a ideia de que, quanto maior a divisão do trabalho, maior a eficiência, criando assim o organograma.

Em busca de eficiência das organizações, Fayol destacou 14 princípios que devem ser seguidos pela administração:

1) Divisão do trabalho: especialização das tarefas.

2) Autoridade e responsabilidade: direito de dar ordens e esperar obediência; a responsabilidade é consequência da autoridade e deve manter equilíbrio com ela.

3) Disciplina: comportamento de respeito às normas e acordos estabelecidos.

4) Unidade de comando: cada operário obedece a um superior e a somente um.

5) Unidade de direção: um plano para cada grupo de atividades com o mesmo objetivo.

6) Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.

7) Remuneração do pessoal: justa e satisfatória.

8) Centralização: autoridade concentrada no topo da hierarquia.

9) Cadeia escalar: autoridade vai do nível mais alto para o mais baixo.

10) Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

11) Equidade: justiça para obtenção da lealdade da equipe.

12) Estabilidade do pessoal (num cargo): evitar o impacto negativo da rotatividade de pessoas.

13) Iniciativa: capacidade de planejar e assegurar o sucesso.

14) Espírito de equipe: harmonia e união do grupo como forças da empresa.

Além disso ele separou a administração das demais funções e criou os elementos da administração: prever, organizar, comandar e controlar. Foi relevante também sua ênfase na estrutura organizacional, coisa que até então não tinha sido feita. Fayol, sugeriu aumentar a eficiência da empresa pela forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais, ou seja, ele partiu do todo para garantir a eficiência das partes.

A primeira Escola com enfoque comportamental foi a de Relações Humanas que surgiu como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, na fábrica da Western Eletric Company (1927 à 1932), que revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu partida para os estudos sobre a organização informal.

Essa teoria nasceu como uma forma de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração. As ideias centrais desse movimento baseiam-se no conceito de homo social em oposição ao homo economicus, baseado no desenvolvimento das ciências humanas (fisiologia e sociologia), tendo em vista que para tais pensadores o homem tem necessidades superiores à recompensa exclusivamente econômica.

Eles observaram em seus estudos que as pessoas são únicas, mas que se classificam em categorias pela similaridade de traços de comportamento; a motivação serve como impulso interior para o comportamento e como produto da interação com estímulos externos; a liderança tem a capacidade de influenciar o comportamento alheio; o desempenho individual está ligado à relação com os colegas e administradores; dentre outros.

Com sua nova concepção, Mayo e seus colaboradores não conseguiram alterar a estrutura do modelo construído por Ford e Taylor, mas contribuíram para alterar as atitudes dos administradores em relação aos trabalhadores, modificando as concepções a respeito das organizações, trabalhadores e do papel dos administradores.

Max

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com