TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Monografias: ATPS - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

A EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Etapa 1 e 2

INTRODUÇÃO

A gestão tem evoluído ao longo do tempo, assistindo-se nos últimos anos a um conjunto de desenvolvimentos que muito enriqueceram e contribuíram para o estudo das organizações.

Neste texto será referenciada a forma como têm sido conceituada as organizações desde o início do século, analisando genericamente a contribuição dos autores que mais se destacaram a tentar formalizar o estudo das organizações.

Mais que uma apresentação das diversas abordagens, pretende-se mostrar como tem sido a evolução ao nível dos conceitos centrais e com essa evolução tem ao desenvolvimento das próprias organizações, devido à sua crescente complexidade e às mudanças radicais da sua envolvente externa, quer a nível social quer a nível econômico, tecnológico ou cultural.

Assim, para se melhor entender a situação atual em termos de desenvolvimento da gestão e fazer uma análise, embora resumida, da evolução dos principais pontos de vista, filosofias e escolas de pensamento que foram dominantes ao longo do século XX

Teorias Cientificas com Frederick W. Taylor

Teorias Clássicas com Henri Fayol

Modelo burocrático da Organização Max Weber

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia.

TEORIA

Conjunto coerente de suposições elaborada para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e prover uma base sólida para prever eventos futuros

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA - TAYLOR

A escola da Administração Cientifica teve o inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick Taylor(1856-1915), considerado o fundador da moderna TGA

uma série de técnicas se tornou universal, como a descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques. Atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho. Ele baseou seu sistema de administração no estudo de tempo nas linhas de produção, analisou e cronometrou os tempos dos movimentos dos operários siderúrgicos, estabeleceu o quanto os trabalhadores deveriam ser capazes de produzir com materiais disponíveis.

Tarefas diferenciadas, calculada e baseada no maior lucro que resultaria na maior produção.

Sistema de compensação: salários altos para trabalhadores eficientes.

UM EXEMPLO ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

HENRY FORD

Teve a intuição de utiliza-la para produzir automóveis e reduzir os custos de produção e com resultado, o preço de um carro antes era privilegio e exclusivo das grandes fortunas. Ford popularizou o automóvel graças a sua genialidade.

TEORIAS CLASSICAS - FAYOL

Henry Fayol, engenheiro francês definiu atividade gerencial em termos das funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e enunciou princípios para orientar a estruturação organizacional, como a amplitude de comando. Na administração, como resultado se passa a considerar a empresa como um sistema aberto. O ambiente em que a empresa está inserida, provoca respostas dos sistemas organizacionais. É intendida como a capacidade de atender quantitativa e qualitativamente à determinada necessidade do ambiente.

A ênfase nas relações empresa/ambiente leva também ao desenvolvimento de estudos sobre estratégia empresarial, que enfatizam o processo de tomada de decisão em suas relações com o ambiente em especial.

A escola de Relações Humanas na Administração tem origens nas ciências sociais. A tarefa da administração consiste em integrar os indivíduo nos grupos e integrar os grupos na organização. Considera-se que um indivíduo integrado é um indivíduo satisfeito.

MODELO BUROCRATICO DA ORGANIZAÇÃO - WEBER

Max Weber um acadêmico alemão – sociólogo, vai aplicar às organizações o seu método de análise que consiste na definição de um tipo ideal de organização. A organização “weberiana”, apelidada de burocracia , é do tipo racionalizada em que existe predeterminação total a todos os níveis.

Uma vez definidos os objetivos e atividades da organização é possível formular um sistema de regras e de papéis a serem desempenhados por todos os membros da organização. O indivíduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmente por escrito. Tudo está definido e todas as situações estão previstas – para todas as perguntas há uma resposta.

Apesar da carga negativa que existe hoje associada à palavra burocracia, a Burocracia de Weber assentava num conjunto de características que são cruciais para a sua sustentabilidade e funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações, nomeadamente:

• A avaliação e seleção dos funcionários;

• Remuneração regular dos funcionários Carreira Regular dos funcionários;

• Separação da propriedade do cargo;

• Divisão do trabalho;

• Hierarquia da autoridade.

Uma organização assente nos princípios de Weber tem um grande perigo : a passagem das regras de funcionamento a objetivos da organização, sendo os verdadeiros objetivos esquecidos pelos colaboradores, e apresenta ainda várias disfunções como o excesso de formalismo, a resistência a mudanças, a despersonalização do relacionamento, a super-conformidade com rotinas e procedimentos e a grande dificuldade no atendimento a cliente e conflitos com o público

NOVA ONDA NA ADMINISTRAÇÃO

De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com