TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: ATPS - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  8.899 Palavras (36 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 36

SÉRIE 2 – ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA EDNA DE ALMEIDA RODRIGUES

MACAÉ, 27 DE SETEMBRO DE 2013.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

2-ACONTECIMENTOS SOCIAIS

3-SURGIMENTO DAS TEORIAS

3.1-TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

3.2-TEORIA CLÁSSICA

3.3-TEORIA ESTRUTURALISTA

3.4-TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

3.5-TEORIA COMPORTAMENTAL

4-COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR

5-ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS

6-ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS

7-TEORIA GERAL DE SISTEMAS

7.2-O ENFOQUE SISTÊMICO NA ORGANIZAÇÃO

8-TEORIA DA MATEMÁTICA

8.1PRINCIPAIS TÉCNICAS

9-TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

9.1-TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI) NAS ORGANIZAÇÕES

9.2-TI E SEU IMPACTO NA SEGURANÇA EMPRESARIAL

9.3-AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA SAÚDE

9.4-EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

10-TEORIA CONTINGENCIAL

11-AS ORGANIZAÇÕES E SEUS NÍVEIS

12-IMPLICAÇÕES ÉTICAS

13-LINDERANÇA E PENSAMENTO SISTÉMICO

14-ÊNFASES NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE

15-ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO

16-O CONTEXTO DAS EMPRESAS: AMBIENTE, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA

17-APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

18-GESTÃO DO CONHECIMENTO

19-ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO

20-QUADRO COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

21-CONCLUSÃO

22-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1-INTRODUÇÃO

A Administração, de acordo com definição do Houaiss, é o "conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira".

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003).

Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.

Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.

Segundo Jonh W. Riegel, "O êxito do desenvolvimento de execut ivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores.Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter D rucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar - PODC. Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que anteriormente chamava-se Dirigir (Liderança).

2- ACONTECIMENTOS SOCIAIS

A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.

A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional. Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.

As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.

A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).foram importantes, como:

• Egípcios – burocracia administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com