TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da ADM

Trabalho Universitário: ATPS Teoria Da ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.

Cada uma das teorias administrativas buscou privilegiar uma destas cinco variáveis: Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente, Tecnologia.

As escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história são: Escola Clássica e Escola Neoclássica.

Era Clássica ocorreu de 1900 – 1950.

Escola Clássica: 1916 Escolas dos Princípios de Administração teve o inicio da industrialização, estabilidade, pouca mudança, previsibilidade, regularidade e certeza e suas principais características Administração Científica, Teoria Clássica, Relações Humanas, Teoria da Burocracia.

Principais integrantes: Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas da administração: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Frederick W. Taylor sua teoria caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, tinha como principal objetivo acabar com o desperdício e elevar níveis de produtividade por meios de técnicas e engenharia industrial.

Escola Neoclássica ocorreu de 1950 – 1990.

A era neoclássica. Principais premissas Desenvolvimento Industrial, Aumento da mudança, Fim da previsibilidade, Necessidade de inovação. Teoria Neoclássica, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência.

Principais integrantes: Peter Ferdinand Drucker, considerado pai da moderna, e outros autores como o Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

A Revolução Industrial teve inicio no século XVIII, com surgimento de fábricas e a invenção das máquinas a vapor. Foi à transição para os novos processos de manufatura. Essa transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro.

Algumas das principais tendências da revolução foram substituições do artesão pelo operário especializado, neste período o trabalho era muito cansativo, mal remunerado e as condições eram péssimas, os funcionários poderiam até sofrer castigo físico se não atendessem as ordens dos patrões.

Houve a inovação nas fabricas com a invenção das máquinas a vapor, produtos que elavam horas ou dias passaram a ser produzido em minutos neste contesto as fabricas produziam o mesmo produto que os artesãos de forma mais rápida, mais fácil e mais barata.

O crescimento das cidades deve-se por dois grandes fatores o alto índice de natalidade e o êxodo rural, originando novas administrações publicas dando poder politico a burguesia.

O surgimento de sindicatos o qual ocorreu de forma lenta, pois foram impedidos inicialmente, no final do século XIX devido a grandes problemas sociais foram aprovadas leis trabalhistas com o intuito de proteger os trabalhadores, dentre elas a proibição do trabalho infantil.

O marxismo o qual pode ser sintetizado em quatro teorias centrais: a teoria de a mais-valia onde se demonstra a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista; a teoria do materialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com