TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Administração: Significado e Conceito

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle, de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. Assim, a Administração é o processo de alcançar de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

As principais Escolas de Administração

Administração Científica (1903): Ênfase nas Tarefas; Principais Enfoques: Racionalização do trabalho no nível operacional. Em torno das ideias da administração Científica, congregaram-se diversos seguidores e colaboradores de Frederick Taylor. Principais nomes: Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg. A Preocupação inicial foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias, elevando assim os níveis de produtividade. Para isso, foi feita a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos.

Teoria Clássica da Administração (1916): Ênfase na Estrutura; Principal Enfoque: Organização Formal. Tem por principal autor: Fayol, que define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador.

Teoria das Relações Humanas (1932): Ênfase nas Pessoas; Principais Enfoques: Organização informal; Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Surgiu como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, que proporcionou o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas.

Teoria Neoclássica da Administração (1954): Ênfase na Estrutura; Principais Enfoques: Princípios gerais da Administração; Funções do administrador. Os autores aqui abordados (Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen), não se preocupam em se alinhar dentro de uma organização comum. Algumas de suas principais características são: ênfase na prática da administração, reafirmação dos postulados clássicos.

Teoria Estruturalista (1947): Ênfase na Estrutura; Principais Enfoques: Múltipla abordagem: Organização formal e informal; Análise intra-organizacional e análise interorganizacional. Os principais expoentes da Teoria Estruturalista são: James D. Thompson; Victor A. Thompson; Amitai Etzioni; Peter M. Blau; David R. Sills; Burton R. Clarke; Jean Viet. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do Estruturalismo.

Teoria Comportamental (1957): Ênfase nas Pessoas; Principais Enfoques: Estilos de Administração; Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais. Herbert Alexander Simon. Chester Barnand, Douglas McGragor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos dessa teoria. Dentro do campo da motivação humana, salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland. Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, sendo necessário o estudo da motivação humana.

Teoria da Contingência (1972): Ênfase no Ambiente e na Tecnologia; Principais Enfoques: Análise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto; e na Tecnologia, Administração da tecnologia (imperativo tecnológico). A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Os principais nomes são: Lawrence; Lorsch.

Teoria da Burocracia (1909): Ênfase na Estrutura; Principais Enfoques: Organização formal burocrática; Racionalidade organizacional. Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista falecido, Max Weber, a inspiração para essa nova teoria da organização. A burocracia apresenta uma maneira racional de organizar pessoas e atividades no sentido de alcançar objetivos específicos. Os principais nomes são: Merton, Selznick, Gouldner.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962): Ênfase nas Pessoas; Principais Enfoques: Mudança organizacional planejada; Abordagem de sistema aberto. O DO apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com