TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Administração

Artigos Científicos: ATPS Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Palavra Chave: Teorias da Administração

INTRODUÇÃO

Podemos definir uma teoria como a tentativa de associar e integrar os dados coletados através da experimentação e observação em um sistema explanatório compreensível. A teoria é o network de conexões entre conceitos, juntamente com as regras de correspondência integrando os conceitos com a realidade percebida.

Mas o que é administração?

A administração trata de seres humanos. Sua tarefa é capacitar as pessoas a funcionarem em conjunto, efetivar suas forças e tornar irrelevantes suas fraquezas. É disso que trata uma organização, e essa é a razão pela qual a administração, um fator crítico e determinante.

Dependemos da administração para nossa sobrevivência.

A administração deve também capacitar a empresa e cada um de seus componentes a crescer e se desenvolver à medida que mudam as necessidades e oportunidades.

Podem-se tratar diversas comparações entre as teorias de Tayol e Fayol, aproximações e contrastes. Neste trabalho apresentamos a similaridade entre suas teorias e outras teorias da administração.

A administração possui outras teorias além das teorias clássicas de Taylor e Fayol, surgiram depois destas teorias outras teorias baseadas em estudos das teorias já existentes, sendo elas a teoria da burocracia por Max Weber, Teoria estruturalista proposta em sua figura central por Amitai Etzioni, Teoria das relações humanas é associada muitas vezes a experiência de Hawthone e o trabalho de Elton Mayo e a teoria comportamental idealizada por Douglas Mcgregor que uma teoria muito similar as leis de movimento de Newton.

Este trabalho tem por objetivo trazer as definições de administração e as teorias de administração.

- O que é uma teoria

Teoria pode ser associada e integrada aos dados coletados através da experimentação e observação em um sistema explanatório compreensível. A criação de uma teoria se inicia com as observações da realidade, com graus diferentes de sofisticação. Quando realizamos essas observações adotando uma postura cientifica, de maneira ordenada, sistemática, com pesquisa, e mensurações. Uma teoria é uma conexão entre conceitos, juntamente com as regras de correspondências integradas com a realidade percebida.

- Definindo Administração

A tarefa da administração é desenvolver e capacitar pessoas para funcionarem em conjunto. Efetivando suas forças e tornando irrelevantes suas fraquezas.

A administração está profundamente inserida a cultura, porque ela trata da integração das pessoas em um empreendimento comum. A prática da administração pode até variar, porém os administradores fazem exatamente a mesma coisa em todos os cantos do planeta.

O desafio básico enfrentado pelos administradores em países em desenvolvimento é descobrir e identificar suas próprias tradições, e transforma-las em elementos construtivos para a administração.

O desafio básico enfrentado pelos administradores em países em desenvolvimento é descobrir e identificar suas próprias tradições, e transforma-las em elementos construtivos para a administração.

Toda empresa composta por pessoas com diferentes capacidades e conhecimentos que desempenham diversos tipos de trabalhos, que tem em comum uma pretensão a ser conquistada.

Nem o desempenho de produto nem a linha de resultados são informações suficientes para medir o desempenho da qualidade de administração de uma empresa.

Para medir o desempenho da qualidade de uma boa administração usa-se informações de posição de mercado, inovação, produtividade, desenvolvimento do pessoal, qualidade, resultados financeiros, informações que são cruciais ao desempenho de uma organização e sua sobrevivência.

- Os idealizadores das teorias

Frederick Winslow Taylor ( 1856 – 1915 ), conhecido como “ Pai da Administração Cientifica” começou sua carreira na empresa Midvale Steel Company, no ano de 1978, enquanto lá trabalhava , galgou postos como líder de grupo, assistente de capataz, capataz, mecânico-chefe, e engenheiro chefe. No ano de 1900, Taylor recebeu uma medalha de ouro da Exposição Paris, por sua invenção de um processo de tratamento de ferramentas modernas e de alta velocidade.

Sua teoria sobre princípios da Administração Cientifica, é apoiada por quatro princípios básicos para aprimorar o desempenho organizacional: estudo das tarefas usando medidas objetivas visando “a melhor maneira“ de executa-las; seleção das melhores pessoas para a tarefa, treinamento das mesmas nos métodos mais eficientes e incentivo monetário para os que desempenham as tarefas.

Henri Fayol (1841-1925) foi à contrapartida francesa para o Taylor norte-americano. Nasceu em 1841, de família abastada, e ainda jovem empregou-se na empresa mineradora S.A Commentry- Fourchambault e em pouco tempo alcançou a posição de diretor-geral.

Fayol encarava seus problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo. Seus conceitos gerenciais, testados no correr dos anos, foram estruturados em uma teoria gerencial de caráter abrangente, publicada na França em 1916, chamada Administração Industrial e Geral. Esse livro foi um marco na historia do pensamento gerencial. Fayol foi o primeiro a salientar a necessidade de que o pensamento gerencial passasse a ser objetivo do sistema de ensino. Sua teoria é baseada nos elementos básicos da administração, que consistem em planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, cientista político e economista, Weber é mais conhecido mundialmente por seus estudos das relações entre sistemas religiosos e políticos. Para os estudiosos de Administração é de enorme importância seus estudos sobre as fontes de autoridade e resultante forma organizacional que chamou de burocracia. Suas principais obras são: A ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com