TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teorias Da Administração Etapa 3

Artigos Científicos: Atps Teorias Da Administração Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA UNIDERP

POLO DE SOBRAL – CE

CURSO DE ADMINSTRAÇÃO

DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Luana Policarpo de Sousa – RA: 417963

Efrain Rocha Xavier - RA: 411734

Janaina Carvalho Garcia Pinto - RA: 415882

Jorge Wilson Marques Pereira - RA:417443

ATPS – ETAPA 1

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Sobral, Ce

2013

INTRODUÇÃO

Todo estudante de administração enfrenta logo nos primeiros períodos do curso a famosa Teoria Geral da Administração. A TGA é uma disciplina encarada por uns como "pouco didática" e por outros como simples "história" sem ressaltar, em muitos casos, o verdadeiro valor dessa disciplina. Mas, na verdade, o estudo da TGA irá possibilitar a ampliação da percepção, aumentando a capacidade de observação e consequentemente melhorando a qualidade das decisões como futuros administradores.

Este trabalho irá abordar sobre o surgimento das teorias da administração, as caracteristicas marcantes das teorias, bem como os seus precursores.

A ADMISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA

As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.

Seguindo os princípios e as técnicas das Teorias Clássicas, Frederick Taylor buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Analisando esses e seus modos de produção, identificou falhas no processo produtivo geradoras de baixa produtividade, uma vez que, para ele, cada operário produzia um terço do que poderia produzir (processo que ele nomeou “vadiagem sistemática”). Tal fato o fez despertar para a necessidade de criação de um método racional padrão de produção em detrimento das práticas tradicionais, que ainda deixava resquícios nas fábricas. Essa teoria leva o nome de Administração Cientifica “devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a observação e mensuração.” (CHIAVENATO, 2004, p. 41).

O método de Taylor apoiava-se na supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases do trabalho devessem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas, e estas instruções devem ser transmitidas a todos os empregados, por meio da descrição detalhada de cargos e tarefas. Resumindo, o Taylorismo baseia-se na divisão do trabalho por meio das tarefas: “a questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com