TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Técnicas De Recrutamento E Seleção

Trabalho Escolar: ATPS - Técnicas De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Atividade Prática Supervisionada apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Recrutamento e Seleção para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Prática Supervisionada.

1. Introdução

A atividade proposta pela Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção, abordando seus conteúdos programáticos e didáticos, tendo por base o PLT, nos proporcionou enquanto equipe direcionarmos a divisão das tarefas do trabalho proposto, implementando os conceitos abordados na própria disciplina, com foco no objetivo comum da equipe, nos propiciando conhecer-nos mutuamente.

2. Desenvolvimento

Justificativa:

A importância da contratação do profissional para a implantação do setor “Recrutamento e Seleção“ ?

No mercado de trabalho hoje se busca um Profissional de RH que alie competências técnicas às comportamentais. Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estesdarão um retorno mais rápito às organizações. No entanto, num ambiente em constantes transformações onde a vantagem competitiva das empresas está na atuação sinérgica dos seus colaboradores, competência como: comunicação, relacionamento interpessoal, cooperação, habilidade em lidar com mudanças, solução de problemas e conflitos, visão sistêmica e empreendedora tem sido o diferencial na escolha dos candidatos, e o Profissional de RH precisa saber lidar com essas constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional da empresa em atua.

Porém, nem sempre escolhemos e utilizarmos adequadamente os profissionais, e em determinados momentos mantermos as ações de Recursos Humanos como um monopólio dos profissionais da área. Desta forma, a ação de recrutar e selecionar se torna isolada das reais necessidades da empresa/setor e conseqüentemente a área se coloca numa posição subalterna e distante das discussões mais estratégicas de uma empresa.

O Profissional de RH precisa conhecer os produtos, serviços, os processos, os clientes e fornecedores da empresa. E fundamentalmente não apenas conhecer, mas participar da construção do planejamento estratégico, do plano de marketing, enfim, de todas as ações da empresa, pois somente assim ele conseguirá contribuir, efetivamente, para que as pessoas possam atingir os resultados da organização.

Fala-se insistentemente que "as pessoas fazem a diferença de um negócio". A frase é bastante óbvia, mas apesar de todas as mudanças, sejam elas de ordem da tecnologia ou dos processos, o Profissional de RH deve estar sempre atento ao praticar atividades de Recurso Humanos que vislumbrem o futuro e conseqüentemente sejam mais estratégicas. E, é importante enfatizar que a "aparente"simples ação, de recrutar e selecionar pessoas,tem tudo a ver com talentos, empreendedores, planejamento estratégico, dentre outros. Porque é justamente na escolha que os processos podem se diferenciar. Uma área de Recrutamento e Seleção atuando de forma mais estratégica, a partir do entendimento do plano estratégico da empresa e do acompanhamento dos indicadores de gestão, pode propiciar ao Profissional de RH planejar, antecipadamente, as demandas em relação ao preenchimento de vagas.

Descrição de Cargo:

Fontes de Recrutamento:

- Anúncios Classificados em Jornais: Os classificados em jornais são um dos meios de recrutamento mais utilizados pelas organizações. Anúncios nos principais jornais do país custam caro: assim, para que os mesmos consigam estimular pessoas a se candidatarem à vaga de Analista de Recursos Humanos é necessário observar alguns aspectos: Escolha do Jornal que está intimamente ligada ao cargo e ao público que lê um determinado jornal; Preferencialmente em anúncio aberto, identificando a organização que está procurando o profissional para ocupar a vaga, trazendo segurança ao candidato; Exaltar os aspectos positivos da vaga, aumentando sua eficácia; A identificação do Cargo em principal; Os requisitos básicos do cargo, facilitando de algum modo a seleção, não tornando a vaga muito ampla e aumentando o número de respostas; Condições oferecidas referente ao clima da organização, os tipos de benefícios;

- Recrutamento em Escolas: Uma excelente opção, principalmente pelas empresas que preferem treinar jovens funcionários. As escolas podem ser utilizadas no recrutamento de candidatos para diversas vagas na empresa: estagiários,administrativos, técnicos e média gerência. A empresa, para usar esta fonte, coloca um anúncio nas escolas desejadas, que podem seguir a técnica abordada para os classificados em jornais. Normalmente as escolas mantêm órgãos responsáveis para o recebimento e colocação dos cartazes em locais apropriados. Mantêm também setores que cuidam de estágios para os estudantes nas empresas.

- Internet: Consiste na criação no site da empresa de um campo que possibilite às pessoas o cadastro em processos de recrutamento. Anunciando no site as vagas abertas, restringindo o cadastramento de pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com