TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas De Recrutamento E Seleção

Casos: Atps Técnicas De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Recrutamento e seleção de pessoas é um processo que existe há muito tempo, vindo primeiramente com os homens do exercito que denominavam recrutamento como a forma de trazer novos soldados ao pelotão. Após alguns anos começou a se usar este termo para a área de recursos humanos, e esta nele até hoje.

Este processo é um dos mais importantes na empresa feito pelo setor do RH, pois é com ele que descobrimos os candidatos com os melhores requisitos para a vaga em aberto.

Hoje já existem outras variações do recrutamento e seleção, ele pode ser feito tanto pela empresa onde a vaga esta em aberto ou por uma agencia de empregos que realiza todo o serviço, porém a empresa terá um custo caso contrate a mesma. Fora isso ainda existe as variações da forma do recrutamento e da seleção, definido por cada empresa e gerente do RH.

• Cenário e desafios da captação e seleção. A importância dos processos seletivos para as empresas.

O processo de recrutamento e seleção já vem sendo utilizado há muito tempo, os primeiros a utilizarem este processo foram os soldados do exercito a fim de recrutar candidatos para as vagas existentes. Após alguns anos o termo foi modificado para a área de recursos humanos onde é utilizado até hoje.

Chiavenato definiu o processo de recrutamento e seleção como a “escolha do homem certo para o cargo certo”.

Sendo um processo muito importante para as empresas, o recrutamento de pessoas é a melhor forma de se encontrar o profissional mais competente para a vaga em aberto.

Ele se baseia em um conjunto de técnicas para atrair pessoas com as qualificações especificas desejada para uma determinada vaga no mercado de trabalho.

A boa elaboração do processo de recrutamento e seleção é essencial para uma empresa. No decorrer do processo já eliminamos qualquer pessoa que não se encaixe no perfil desejado para aquela vaga, procurando somente candidatos que estejam de acordo com o desejado pela empresa, poupando assim um tempo que é crucial para o setor que se encontra desfalcado.

Algo que algumas empresas não percebem é a importância desse processo de recrutamento dentro da empresa, pois como já citado anteriormente facilita muito a escolha de um candidato com todos os requisitos necessários para a vaga. As dificuldades que as empresas podem encontrar ao não realizar este processo são: grande demanda de currículos, candidatos que não são compatíveis com a vaga, entrevistas desnecessárias, etc. Todas estas dificuldades poderão atrasar todo o processo de contratação e treinamento do candidato ideal.

Atualmente, notou-se que este processo poderia ser muito mais pratico se ele ocorresse fora da empresa, porém ele só ocorre caso a organização não tenha funcionários que possam ser remanejados para a vaga em aberto, para isso se tem as agencias de emprego, que são denominadas como um recrutamento externo. Elas fazem toda a parte do recrutamento e seleção buscando candidatos com os requisitos solicitados, sem sobrecarregar tanto o RH daquela empresa.

Porém algumas empresas ainda optam que seu setor de recursos humanos realize este processo e mesmo com toda esta divulgação das agencias e da importância do recrutamento e seleção algumas empresas acabam não desenvolvendo este processo.

Enfim, como observado o processo de Recrutamento e Seleção é de extrema importância para todas as empresas, pois assim temos uma adequação melhor dos colaboradores em seus setores, reforçando a ideia do candidato certo pra vaga certa.

Dados da empresa em que a aluna Sabrina Carvalho Leite trabalha:

Empresa: Quality Resort & Convention Center Itupeva

Localização: Cidade de Itupeva/SP – KM 72 da Rodovia dos Bandeirantes

Ramo/Segmento: Hotelaria

Porte: Nacional de Médio Porte

Missão: O Hotel Quality Resort Itupeva quer ser reconhecido como o hotel da região de Campinas que melhor oferece recursos para convenções empresariais com menor custo benefício. Oferecer Hospedagens com Conforto, tratamento diferenciado a cada hóspede e encantamento de clientes.

Valores:

• Valores Compartilhados

A empresa de Sua Escolha – Acreditamos no compromisso com o indivíduo. Buscamos atrair e desenvolver os melhores profissionais, mantendo um ambiente que favoreça e recompense o crescimento pessoal e profissional.

Criatividade – Antecipamos e entendemos as necessidades de nossos clientes. Tomamos iniciativas e encontramos as oportunidades que existem em cada situação.

Responsabilidade – Sabemos que o comprometimento traz o sucesso.

Público Alvo: Segmentada em Convenções de Empresas, business, bem como hóspedes a lazer.

Histórico:

Inicio sua operação em dezembro de 2005. O empreendimento possui a Bandeira Quality. Uma Bandeira americana do Grupo Choice Hotels Intenational.

Conta com 220 apartamentos, 14 salas de eventos e um Centro de Convenções/Pavilhão. 1 Restaurante e 2 bares temáticos e 1 sauna.

Desde sua abertura o hotel vem buscando seu espaço e solidificação no mercado hoteleiro. Por isso foi necessário se aprimorar para receber grandes convenções empresariais.

No ano de 2012 passou por uma reforma, onde foram investidos 4 milhões de reais. Todas as salas de eventos foram equipadas com áudio e vídeo, melhora da acústica, troca de mobília, revestimento das paredes, troca de carpetes, melhora da climatização, entre outros.

Foi trocados todo o enxoval dos apartamentos, retirada de carpetes dos apartamentos e colocação de piso frio, reforma de todo restaurante e troca do mobiliário, construção de um bar para o lobby.

Possui área externa de lazer com piscina, 2 quadras de tênis oficiais, um campo de futebol, 1 mini golf, 2 campos de paint ball, 2 trilhas pela mata, mini fazenda, horta e play ground.

O Hotel possui serviço de transfer gratuito para os Parques Hopi Hari e Wet´n Wild, além de alguns pacotes para conhecer algumas vinícolas da região (Itupeva e Vinhedo).

O empreendimento conta ainda com uma equipe de lazer e entretenimento. Realiza pacotes em feriados e ou datas comemorativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com