TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigo: ATPS TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO..........................................................................................2

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................4

1. INTRODUÇÃO

O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.

O ritmo de mudanças em nosso mundo é muito rápido e nas empresas não é diferente. A organização de hoje visa um futuro promissor e de sucesso. As exigências do recrutamento e seleção dessas empresas estão cada vez maiores e a procura por pessoas qualificadas aumenta dia após dia.

O recrutamento visa atrair os candidatos com capacidade para ocupar os cargos oferecidos. Os recrutamento e seleção encaixam-se nesse contexto, tendo como incumbência prover novos funcionários com capacidade de enquadrar-se com eficácia no ambiente organizacional vigente na empresa.

O trabalho exposto nas páginas seguintes tem por objetivo

demonstrar o funcionamento de uma empresa no ponto de vista organizacional de seleção e recrutamento, ou seja, o que vem a ser seleção, recrutamento, as técnicas e estratégias empresariais adotadas no processo e o papel do administrador dentro da mesma bem como o gestor em recursos humanos.

A necessidade do trabalho surgiu para aprimorarmos os conhecimentos acadêmicos.

2. DESENVOLVIMENTO

As empresas estão cada vez mais buscando por melhores resultados, buscando produtos com mairo qualidade e que lhes de maior lucro, estão sempre buscando estar dentro das mudanças que estão acontecendo constantemente nos dias de hoje.

A concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado.

O empresário mudou muito a forma de contratar pessoas.

No passado, ao contratar um profissional de qualquer área, observava-se sua experiência profissional na área, para ocupar o cargo em aberto.

Hoje na maioria das organizações a área de recursos humanos mudou muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados, e que estejam de acordo com os objetivos do empreendimento.

Ter preparo técnico hoje em dia é importante, mas já não é o que faz a diferença na hora da contratação.

Para umaempresa ser bem sucedida, precisa de colaboradores certos, para alcançarem o sucesso.

O profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, para entender as caracteristicas que o colaborador deve ter para suprir a necessidade da empresa, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Para isso o profissional de recursos humanos precisa tomar alguns cuidados, como por exemplo, saber os detalhes da vaga em aberto, saber o certo o que a empresa solicitante da vaga espera do colaborador, quais os pré-requisitos da vaga, buscar sempre a participação do solicitante da vaga, entre outros cuidados.

Isso é necessário para selicionar o novo colaborador, evitando assim,o retrabalho, trazendo prejuizos para a empresa.

O processo seletivo, é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital para o sucesso da empresa.

Conceito de Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Para quem quer investir em uma profissão, é importante estar atento ao mercado de trabalho.

Independentemente da profissão, é importante saber que hoje em dia o profissional para alcançar o sucesso profissional precisa estar atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.

Mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, no caso, o trabalho. O seu estudo procura perceber e prever a interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

O mercado de trabalho (ou de emprego) é formado pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações. Assim, quanto mais organizações existirem em determinada área (ou região), maior o mercado de trabalho. O mercado pode ser segmentado: por setores de atividades/categorias; tamanhos; regiões; nível tecnológico; etc.

Conceito de Mercado de Recursos Humanos

É o conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.

Quando utilizamos o termo mercado de recursos humanos, podemos dizer que se refere ao conjunto de pessoas que se candidatam aos empregos ofertados. São habilitadas, com conhecimentos e capacidades. São “candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade, independente de estarem ou não empregados e são candidatos potenciais quando têm condições de preenchê-las satisfatoriamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com