TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS o processo de desenvolvimento de projetos

Relatório de pesquisa: ATPS o processo de desenvolvimento de projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

No ato do desenvolvimento do Projeto é importante que todos da organização tomem parte pois parte dos mesmo irão utilizar o sistema para a tomada de decisões, além de ajudar aprimorar fazendo seus devidos reajustes nas ideias iniciais.

1) Definição do problema ou situação geradora do projeto (problema, necessidade,

desafio, oportunidades), justificativa do projeto (o porquê);

Antes de qualquer implantação de um sistema de informação, é necessário que o gestor identifique a necessidade da organização e quanto viável é, deve ser feito com uma comunicação interna entre os funcionários, e de como será as condições que serão oferecidas. Parte dessa implantação envolve no sentido de praticidade, possibilitando ter um diferencial entre os concorrentes, com isso irá facilitar agilizando na tomada de decisão conforme mencionado do decorrer do trabalho, com isso trará eficácia para o controle de estoque minimizando seus custos.

A necessidade sendo identificada, seu foco será a coleta de informação, o armazenamento, e o processamento. A daí pode-se concluir então que a implantação de um sistema de informação, agiliza todos os processos.

Mesmo com toda praticidade apresentada, esse processo de transição (do velho para o novo sistema), não é tão simples como parece, e não depende apenas da identificação do gestor, mas sim da boa relação (conhecimento) entre aqueles que vão utilizar e o sistema, para isso deve-se entender a importância do projeto em questão, sentindo-se atraída e motivada para que ocorra de forma produtiva para ambas as partes.

Para isso os envolvidos devem sentir-se importantes por ser integrantes no processo para que o projeto seja desempenhado de forma significativa.

Algumas contradições podem surgir no decorrer da implantação com isso o gestor deve controlar minimizando o máximo possível a situação para que não tenha interferência na necessidade do novo sistema. Cabe a ele mostrar as vantagens e benefícios que o sistema terá e sua importância para que a organização torne-se ainda mais produtiva.

Exemplo dessas contradições é o medo que o funcionário tem de ser substituído pela maquina, ou ate mesmo se adaptar a nova rotina visto que irá mudar a partir da conclusão, falta de autonomia.

2) Objetivos gerais e específicos do projeto (a razão de ser e o para quê). Resultados esperados com a realização do projeto (diretamente relacionados com os objetivos específicos do

mesmo);

Após a necessidade sendo identificada o segundo passo é para dar sequencia o desenvolvimento desse projeto é segundo Stair (1998), o desenvolvimento de sistemas é criar novos programas ou reestruturar e adaptar as mudanças ao programa já existentes.

O objetivo deste projeto é desenvolver teorias, métodos e ferramentas para apoiar a produção de software, visa contribuir com uma abordagem nova para produzir software de alta qualidade.

Então deverá ser identificado os problemas que estão ocorrendo para minimiza-los ou até mesmo solucionar. De forma geral as organizações utilizam cinco etapas:

Avaliação;

Análise;

Projeto;

Implementação;

Manutenção;

Revisão.

As empresas utilizam essas etapas porque a medida que o projeto vai sendo construído, estipula se prazos até que o sistema esteja instalado e aceito, caso haja grandes necessidades de mudanças no Sistema de Informação, além das manutenções e revisões, começa um novo projeto, visto que se trata de etapas com pontos de verificação para saber se a etapa anterior foi bem aceita. Para isso é necessário que todas as etapas sejam executadas com máximo de eficiência para a recorrente não seja comprometida. É necessário visar sempre o que é viável para a organização, o interessante é ter o treinamento adequado para os colaboradores também a obtenção de hardware que serão utilizados no processo.

Em seguida é importante fazer uma avaliação, onde será detectado se

será necessário efetuar alguma mudança no sistema, e se o mesmo esta sendo executado com eficácia, apoiando no alcance de metas. Se não esta atendendo a essas necessidades básicas, o sistema deve ser revisado, e se necessário implantar um novo, até que o problema da organização seja atendido de forma eficiente, quanto maior a sintonia entre a informação fornecida e as necessidades informativas dos gestores para melhores decisões que futuramente poderão ser tomadas.

Analisando cuidadosamente o processo de decisão e o fluxo de informações existente, esses dois fatores são essenciais e caminham lado a lado no esqueleto e arquitetura de um sistema de informações gerenciais.

Durante o desenvolvimento a organização tem a opção de reaproveitar o sistema já existente, fazendo as alterações necessárias, ou seja formulando um novo, a vantagem é que os colaboradores consigam se identificar com mais facilidade, visto que convivem com o problema sabendo identifica-los, faz com que o custo não seja alto.

Como tudo tem sua vantagem, tem também desvantagem se o sistema não render o esperado é mais complicado de se resolver.

Caso o processo seja feito por terceiros, tem que consistir na elaboração detalhada, de forma com que utilize suas atividades, esse processo de envio de redes de telecomunicações a um fornecedor externo, tem como vantagem maior especialização, pois se espera que o fornecedor tenha amplo conhecimento na área,

facilidade de retroalimentação, pois se o projeto não der certo, o fornecedor elabora outro com rapidez.

3) Abrangência do projeto (público alvo e caracterização da extensão e área de atuação do projeto).

A iniciativa muitas vezes expõe o reconhecimento de novas necessidades, e problemas encontrados durante a implementação deve requerer mais trabalhos, em outras palavras, a maioria das inovações bem sucedidas envolve interdependência ou de ação em conjunto. O papel e as funções do administrador são apresentados no contexto de cada estágio. Após o processo de implantação, tendo o sistema sido desenvolvido internamente ou desenvolvido por uma empresa terceirizada, a organização a partir desse sistema sofre algumas mudanças. As mudanças que são mais percebidas nos vários tipos de empresas são a mudança na estrutura organizacional e no número de funções nos cargos.

Existe um meio de acompanhar os indicadores de forma significativa, como é observado abaixo:

Satisfação dos usuários / colaboradores: O sistema é um instrumento de auxílio ao usuário, sua satisfação é a garantia e indica que as funções esperadas pelo usuário são atendidas, esta pode ser considerada válida se estiver associada a outros indicadores de sucesso;

Áreas de aplicação: Um sistema é bem- executado quando é aplicado aos problemas de maior importância na organização. Isso contribui significativamente para justificar seu custo;

Um indicador de sucesso na medida em que possui a aprovação de futuros projetos para o processo de melhoria;

Rentabilidade: Existe quando os benefícios do sistema ultrapassam seus custos;

Utilização generalizada: O fato de o sistema ser amplamente utilizado;

Desempenho: Ocorre quando o sistema melhora a qualidade das decisões de seu usuário.

É importante que essas características sejam observadas, com muita cautela, através dessas informações poderá ser feito indicadores para que o sistema seja bem sucedido.

Com a implantação do SI as organizações passam por uma mudança na estrutura, apresentando uma estrutura horizontal, porque o sistema permite uma maior produtividade por parte da gerencia, supervisionando assim um maior número de funcionários e necessitando cada vez menos de gerentes especializados. Com a escassez do mercado no que indefere a mão de obra qualificada.

Mesmo que não seja a intenção, a mudança na hierarquia acaba acontecendo, fazendo com que ocorram algumas mudanças na estrutura internas. Incluindo a saúde do colaborador, deve ter um cuidado nesse sentido para que o problema no sistema não se torne físico. Visto que a exposição a monitores (radiação) durante muito tempo vem sendo associadas à algumas doenças incluindo câncer, as tendinites que são causadas por esforços.

Essas mudanças provocam algumas reações no comportamento dos funcionários, onde eles podem apresentar diferentes comportamentos em relação ao novo sistema, dentro de alguns estágios que seguem abaixo.

- Rejeição é o estágio onde os funcionários não perceberam as vantagens que serão trazidas pelo novo sistema, e não aceitou o fato de ter que mudar a forma de como realizava seu trabalho.

- Estágio de boicote, nesse estágio o funcionário não só rejeita o novo sistema, mas também trabalha para que tudo de errado.

- Estágio de aceitação, é o pós boicote, os funcionários começam a perceber as mudanças e benefícios, mas não significa que a implantação desse novo sistema já é um sucesso.

- Estágio de cooperação, esse estágio é o final foram passados todos os obstáculos e quebrados todos os paradigmas, mas se deve fazer um monitoramento constante para que os estágios não anteriores não voltem.

Os estágios mencionados, são importantes para que ocorra aperfeiçoamento, e na mudança do conceito que já é conceituado pela organização, dentre as mudanças de opiniões, em relação a essa nova forma que as atividades serão realizado.

Devemos enfatizar que, por estar apoiado em conceitos e métodos relativos ao âmbito mais geral do planejamento e gestão de projetos, esse modelo pode ser aplicado também ao planejamento de projetos em diversas outras áreas.

A aplicação é bastante flexível, pois contempla as particularidades de cada tipo de projeto, suas características de tamanho, complexidade, contexto, recursos, objetivos, etc, uma diversidade de opções. Alguns elementos da estrutura geral podem ser enfatizados ou até mesmo minimizados, isso dependendo de situações que se julgam particulares. Adaptando-os segundo necessidades específicas, a critério das organizações e instituições que desenvolvem projetos.

O fato de cada projeto possuir uma particularidade ajuda a poder utilizar outra que já foram desenvolvidas por outras organizações mesmo que a necessidade uma não é a mesma que a outra, mas pode sofrer algumas adaptações de cada situação, podendo variar de acordo com o contexto. Nos projetos do tipo Desenvolvimento (Produto), como já existe um paradigma conhecido sobre os resultados esperados, os objetivos são substituídos pela especificação do produto.

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »