TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA DA QUALIDADE

Dissertações: AUDITORIA DA QUALIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

Auditoria da Qualidade

As auditorias da qualidade são uma importante ferramenta para a gestão moderna da qualidade. Uma auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do sistema de qualidade.

O uso de planos de auditoria é um importante mecanismo adotado em sistemas da qualidade, no âmbito de relacionamento entre os vários departamentos ou empresas dentro de um determinado ciclo produtivo. Além disso, o estabelecimento de planos de auditoria é condição necessária para a certificação da qualidade segundo normas ISO. Uma auditoria é um exame sistemático e independente com vista a determinar as atividades e resultados relativos à qualidade da produção, mas também de todos os processos que são executados dentro de uma organização.

É necessário entender que a auditoria é um exercício para coletar dados, que torna possível que uma necessidade de progresso ou de ações de correção seja encontrada. A informação que se busca é a evidência objetiva da conformidade, e não o número mais alto de não conformidades. Não pode ser entendida como uma caça às bruxas. Os auditores deveriam ser cuidadosos com esse aspecto e, em todas as suas ações, deveriam formar esta imagem positiva da auditoria da qualidade, porque, caso contrário, um clima para uma conversação eficaz não será encontrado.

É, decisivamente, importante que os dados coletados sejam exatos e verdadeiros, pois importantes tomadas de decisão serão baseadas nos balanços de auditoria. As decorrências financeiras de decisões tomadas com base em dados errôneos, colhidos durante auditoria conduzida de forma inadequada, podem ter uma decorrência devastadora sobre a organização. Portanto, é essencial que as ações sejam tomadas somente por pessoal treinado ou por profissionais contratados. A coleta de dados e evidências objetivas requer profissionalismo que somente podem ser desenvolvido através de experiência e treinamento que duram vários anos.

A auditoria da qualidade pode ser realizada por qualquer pessoa da organização desde que, essa pessoa seja de outra área que não a auditada, e que esse profissional também seja treinado e capacitado para a realização da mesma. Uma vez que o objetivo principal da auditoria é verificar a eficácia do sistema da qualidade implantada, consequentemente seu caráter é muito mais de prevenção do que de correção de problemas.

Como a auditoria pode servir como mecanismo de realimentação, as auditorias são de um importante sistema de informações para a administração da empresa, pois possibilitam o aperfeiçoamento da qualidade de seus produtos e serviços.

Os objetivos de uma auditoria são:

Determinação da conformidade ou não-conformidade com os requisitos especificados;

Determinar a eficácia do sistema no atendimento aos objetivos;

Identificar o potencial de melhoria no que se refere ao sistema de qualidade;

Atender os requisitos regulamentares; e

Obter certificação do sistema de qualidade (ISO)

A auditoria auxilia no direcionamento das atividades que acontecem dentro da organização, fazendo com que os colaboradores se sintam mais confiantes para executar seu trabalho. Na questão da prestação de serviços facilita a promover a satisfação e fidelização dos clientes. E também, vista como uma medida corretiva, pois detecta e observa os problemas em questão.

Tipos de auditoria da qualidade

Auditoria de Adequação: visa determinar a extensão no qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos que atende corretamente aos requisitos da norma aplicável. No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual de qualidade que, normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.

Auditoria de Conformidade ou de Implementação: busca estabelecer a extensão no qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.

Auditoria Externa: é uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.

Auditoria Interna: a auditoria interna é quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com