TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV1 - ADM - SEM 1/2 - Comportamento Organizacional

Exames: AV1 - ADM - SEM 1/2 - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICAS

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

FORMAÇÃO DE PREÇOS EM UMA GRÁFICA USANDO PLANILHAS DO EXCEL

Aluna: Vivian Almeida da Silva Naves

Turma: Mestrado em Administração T 4

Disciplina: Finanças Empresariais

Goiânia/2014

INTRODUÇÃO

O controle de custos dos produtos é fundamental para a formação de preços e, consequentemente, para a garantia de lucro das empresas. Sem saber quanto custa seu produto, o empresário dificilmente poderá estabelecer o preço de venda que seja adequado tanto para satisfazer o cliente quanto para atender as necessidades presentes e futuras de seu negócio.

Para os pequenos empresários isso é particularmente verdadeiro, pois a redução nas vendas, provocada por um preço excessivo, ou o prejuízo resultante da venda por valores que não cobrem devidamente os custos são ainda mais críticos em uma situação com capital de giro restrito.

Este artigo descreve a experiência de implantação de um controle de custos e formação de preços em uma gráfica de pequeno porte, onde buscou-se uma solução simples para facilitar o trabalho do empresário e oferecer-lhe um instrumento gerencial que permitisse estabelecer o preço dos produtos com segurança. Além disso, o mesmo instrumento deveria servir para a análise dos custos já existentes e permitir a extração de informações gerenciais para subsidiar a tomada de decisões quanto a insumos, aplicação de serviços, etc.

A Gráfica X (por razões éticas, o nome verdadeiro será omitido) está há 15 anos no mercado de Goiânia e já tem sua marca consolidada no ramo de produção de impressos finos, tais como convites de casamento, aniversário, cartões de visita, etc. É uma microempresa administrada apenas por dois sócios, que também trabalham na elaboração e acabamento dos produtos, e que conta com apenas um funcionário, responsável pela operação dos equipamentos gráficos.

Seu catálogo de produtos é amplo, pois esse segmento depende do lançamento de constantes inovações no que se refere a formatos, tipos de papéis, estilos de impressão, etc. Mas a forma de produção para todos os produtos é similar: após a escolha do cliente é feito um layout no computador, impresso em papel vegetal (ou gerado um fotolito) e transferido para uma chapa de impressão. O papel é separado e cortado de acordo com o tamanho necessário e encaminhado para a oficina de impressão. O acabamento consiste na refilagemdo impresso, retirando as aparas e ajustando-o ao tamanho correto, colagem de envelopes, quando for o caso, montagem do produto (colocação de impressos nos envelopes, inclusão de anexos, envelopamento plástico, etc) e embalagem.

Os produtos são feitos com matérias-primas selecionadas, disponíveis em poucos fornecedores, e são manipulados de forma quase artesanal. De maneira geral, as tiragens são relativamente pequenas, raramente ultrapassando mil unidades de cada produto, e são feitas, obviamente, apenas sob encomenda.

Desde sua fundação, os preços foram elaborados com base no preço de produtos similares produzidos em outras praças. Os proprietários nunca se preocuparam com o controle de custos por se tratar de uma empresa familiar onde, muitas vezes, as finanças pessoais se confundem com as finanças do negócio. Nos últimos anos, entretanto, novos concorrentes surgiram no mercado oferecendo produtos de qualidade ligeiramente inferior, a preços mais baixos, o que obrigou a empresa a se reformular para poder manter e ampliar a clientela.

Há um segmento de clientes fiéis, que privilegiam a qualidade, a exclusividade e a sofisticação, e que também são os responsáveis por grande parte da propaganda boca-a-boca, principal meio de divulgação da empresa. Mas essa parcela é relativamente restrita e não é suficiente para manter o faturamento da empresa em níveis sustentáveis. Para poder ampliar esse mercado, os sócios decidiram lançar novas linhas de produtos, com matéria-prima de menor custo, mantendo a qualidade, mas reduzindo o preço final. O problema surgiu exatamente da necessidade de cálculo desses custos e da inexperiência dos empresários com esse tipo de gerenciamento.

Para obter uma orientação de como fazer esse trabalho, os sócios procuraram a autora e solicitaram uma assessoria que lhes ajudasse a elaborar a tabela de preços de maneira correta, inclusive quanto às linhas já existentes no catálogo, o que permitiria avaliar a viabilidade financeira de alguns modelos e forneceria subsídios para análise e gestão dos custos.

Essa assessoria constou de cinco etapas: a) compreensão do processo produtivo; b) levantamento de custos fixos e variáveis; c) seleção das variáveis e das constantes que compõem cada produto; d) construção de uma planilha parametrizada para cálculo do custo unitário e do preço final de cada produto; e) treinamento dos sócios para o trabalho com a planilha e para a extração de relatórios analíticos.

O trabalho de assessoria foi desenvolvido em 90 (noventa) dias e conseguiu construir um instrumento que resolveu o problema de gestão de custos e de preços. A parametrização foi fundamental para permitir que a planilha possa ser facilmente recalculada sempre que houver mudanças em um dos componentes do custo ou quando a empresa se dispuser a lançar um produto novo, cujas características difiram daqueles já existentes.

Com o resultado foi possível identificar alguns modelos sobrevalorizados, outros que ofereciam margem de lucro aquém da desejada e até matérias-primas que precisam ser substituídas por terem custo que inviabiliza a venda do produto final.

A seguir serão descritas as etapas do trabalho e a forma como essa planilha foi elaborada.

PRIMEIRA ETAPA: COMPREENSÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

Para exemplificar o trabalho da empresa, será utilizado o exemplo de um convite de casamento que é composto por duas peças - o convite em si e o envelope.

No momento da encomenda, o cliente pode escolher o modelo (tamanho e formato), o papel (gramatura e cor), o tipo de impressão que deseja ea quantidade, além, claro, de fornecer os dados necessários para a montagem do texto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com