TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Tecnologia De Gestão Aula 7

Monografias: AVA Tecnologia De Gestão Aula 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

FERRAMENTAS DE GESTÃO: BALANCED ESCORED (BSC) E SEIS SIGMAS:

1. BALANCED SCORED COMO GESTÃO ESTRATEGICA:

O balanced escored é uma ferramenta de gestão completa, criada por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School, e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions é uma ferramenta utilizada por organizações, cujo objetivo principal auxiliar de forma eficaz a gestão na tomada de decisão, sendo criado para solucionar problemas com comunicação existentes na organização como um todo.

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações demissão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

Para a solução dos problemas e planejamento das mudanças além do BSC foi desenvolvido um projeto e solução em BI, cujas implantações beneficiaram a organização de forma que a gestão passou a ser feita de forma eficiente e eficaz, através de indicadores de desempenho que auxiliam na tomada de decisão precisa.

Na implantação do BSC deve seguir três etapas:

Primeiramente, definir os objetivos e estratégias da empresa, segundo; recriar os processos ineficientes e terceiro; estabelecer indicadores controláveis e quantitativos.

Ela avalia tanto o ambiente interno quanto o externo da empresa. Ele se baseia em quatro perspectiva para dar o diagnóstico de como a empresa esta se portando no mercado e como é vista pelos acionistas e clientes.

Ele utiliza os indicadores financeiros, os clientes, processos internos e aprendizados/crescimento. Antes se media o nível de uma empresa somente pelos indicadores financeiros, onde eram relatados número, que indicavam como estava a empresa em determinado período, mas que não dava uma certeza que no mês seguinte seria o mesmo. Com o Balanced Escoread, podemos ter um amplo conhecimento de como esta a empresa, pois ele nos indica como os clientes estão se comportando em relação aos produtos oferecidos e sua aceitação. Com esses dados os gestores podem tomar decisões com certeza de que estão fazendo a coisa certa naquele momento. Além disso também oferece informações se os colaboradores estão tendo aprendizados aumentando seu conhecimento tanto da empresa como os dos produtos ofertado

Na perspectiva financeira representa o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas. Na do cliente representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa. Identifica os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Em processos internos os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência. Esses processos permitem que a unidade de negócios: ofereça as propostas de valor, capazes de atrair e reter clientes em segmentos-alvo de mercado; e satisfaça as expectativas que os acionistas têm de excelentes retornos clientes e acionistas. E na perspectiva de aprendizado e crescimento: o aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas, representa o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos interno capazes de criar valor clientes e acionistas.

O Balanced Scorecard foi criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo, visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico. É o planejamento em ação.

2. CASE DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA BSC: ULTRAGAZ

O período de dez anos da Ultrapar como companhia aberta representa mais um ciclo de fortalecimento da posição competitiva em cada um dos seus segmentos de atuação, através do planejamento estratégico e da execução do plano de crescimento de rentabilidade. No segmento de distribuição de GLP, expandimos a Ultragaz para alcançar presença nacional. Para tanto, investimos na expansão do segmento de granel de pequeno porte, no qual a Ultragaz possui posição destacada, e realizamos em 2003 a aquisição das operações da Shell Gás no Brasil, conquistando a liderança no mercado brasileiro de GLP. Em 2007, a Ultrapar adquiriu o negócio de distribuição de combustíveis da Ipiranga nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, como uma extensão do negócio de GLP, visando beneficiar-se do potencial de crescimento do mercado de combustíveis no Brasil e aumentando significativamente sua escala.

A utilização de ferramentas de gestão tem sido fundamental para a convergência de toda a organização para os objetivos estabelecidos. Destaca-se o uso da métrica de geração de valor EVA® (Economic Value Added), sob a qual se estabelecem metas de longo prazo para definir a remuneração variável dos executivos. A Ultrapar também adota oBalanced Scorecard® (BSC), que estabelece objetivos operacionais a partir da estratégia desenhada para a companhia, considerando-se metas financeiras, de mercado, de processos internos e de aprendizado e crescimento

1. SEIS SIGMA

O Seis Sigma é uma importante ferramenta que se utiliza de método estruturado para solucionar problemas como redução de desperdícios e custos, gerando, assim, melhoria contínua nos produtos e serviços prestados – o que proporciona retornos financeiros às empresas que utilizam esta ferramenta.

A ideia de Seis Sigma foi utilizada e popularizada pela Motorola e em seguida General Eletric(GE), nos anos 80. Após isso rapidamente a técnica foi difundida, não só nas indústrias de manufatura, mas também nos setores de serviços.

A estrutura do Seis Sigmas é comparada as graduações das artes marcias seus criadores acreditavam que ambos têm algumas habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com