TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIANDO O AMBIENTE

Casos: AVALIANDO O AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  4.733 Palavras (19 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 19

CAPÍTULO 4

AVALIANDO O AMBIENTE

 ABERTURA DO CAPÍTULO

Administração eficaz requer sondagem ambiental em busca de oportunidades, manutenção de estreitos contatos com os diferentes clientes da organização (clientelas) e realização de esforços preventivos para moldá-lo e torná-lo mais favorável à organização. Este capítulo discute a relação organização-ambiente como uma via de mão dupla. Embora o ambiente restrinja a organização, a administração pode adotar estratégias para exercer controle sobre o ambiente.

 ESQUEMA PARA A AULA

Definindo o Ambiente

As Principais Fontes de Incerteza Ambiental

Clientes

Concorrentes

Fornecedores

Governo

Mídia

Interesses especiais

Fique por Dentro: Ativistas Protestam Contra o Wal-Mart

Sondagem Ambiental

Ferramentas de Sondagem Ambiental

Inteligência Competitiva

Desenvolvendo Cenários

Previsão

Benchmarking

Questões Éticas na Sondagem Ambiental

Estratégias para Administrar o Ambiente

Classificando as Estratégias

Estratégias Internas

Estratégias Externas

Fique por Dentro: Entrando para o Time dos Sonhos

Aplicações

Questões Atuais da Relação Ambiente-Organização

Ajustando as Práticas Gerenciais a Diferentes Culturas Nacionais

Sensibilidade Social

Satisfazendo o Cliente

Qualidade e ISO 9000

Resumo

Questões para Revisão e Discussão

Estudo de Caso 4.1: Transferindo-se para o México

Estudo de Caso 4.2: A Aterrissagem do ATR-42 e ATR-72

Exercício de Habilidade: Sondando o Ambiente

 ESQUEMA ANOTADO

Introdução

Benchmarking é uma técnica utilizada pelas companhias para melhorar a eficiência operacional. Uma empresa identifica as melhores práticas das companhias líderes em seu ramo, compara-se com elas, copiando as coisas que elas fazem melhor. Em 1979, a Xerox assistira a uma queda de 49% para 22% em sua participação no mercado de máquinas copiadoras. Por isso, a empresa investigou os custos e processos utilizados por concorrentes japoneses como a Canon. A Xerox também estudou companhias eficientes fora da indústria de copiadoras, como a L. L. Bean. Depois de comparar suas operações com as de companhias bem-sucedidas, a empresa reestruturou não só seus processos de fabricação, mas também seus sistemas de transporte, armazenagem e administração de estoque.

Definindo o Ambiente

O ambiente de uma organização consiste em forças e instituições externas a ela que podem afetar o seu desempenho. O caráter preciso desse ambiente depende dos produtos, serviços e mercados da organização. Algumas organizações operam em ambientes relativamente estáticos, enquanto outras operam em ambientes dinâmicos. Considerando que a incerteza é uma ameaça à eficácia da organização, a administração utilizará as seguintes atividades para limitar a incerteza ambiental: pesquisa de mercado, formação de lobbies, publicidade, benchmarking, previsão e empreendimentos conjuntos com outras empresas.

Com relação à incerteza, três dimensões — capacidade, volatilidade e complexidade — caracterizam o ambiente de toda organização. A capacidade de um ambiente refere-se ao seu potencial de crescimento sustentável. Volatilidade refere-se ao grau de instabilidade no ambiente. O grau de heterogeneidade e concentração entre os elementos ambientais determina a complexidade do ambiente. O Quadro 4.1 do livro resume esta definição.

 Notas:

As Principais Fontes de Incerteza Ambiental

Este capítulo examina como os públicos externos criam incerteza para a administração.

Clientes. Os clientes são inconstantes. Seus gostos e preferências criam incerteza.

Concorrentes. O mercado não é estático. Os concorrentes existentes mudam de estratégias e lançam novos produtos ou serviços, ao passo que novos concorrentes entram no mercado.

Fornecedores. A disponibilidade, preço e qualidade das matérias-primas, trabalho e capital afetam as operações.

Governo. Existem várias maneiras pelas quais o governo pode gerar incerteza: mudanças nas regulamentações, execução de suas políticas, e medidas que afetem a estabilidade política ou econômica.

Mídia. A influência da mídia sobre os clientes e órgãos regulamentadores pode criar incerteza para as organizações.

Interesses especiais. Boicotes, má publicidade e pressões do consumidor oriundos de grupos de interesse especiais criam incerteza para os negócios.

 Notas:

FIQUE POR DENTRO

Ativistas Protestam contra o Wal-Mart.

O maior varejista do mundo, o Wal-Mart, está implementando seu plano estratégico de expandir-se de suas localizações rurais para áreas densamente povoadas. Mas os ativistas sociais estão se unindo para impedir o Wal-Mart de construir em suas comunidades. As campanhas de pelo menos 40 grupos organizados anti-Wal-Mart têm frustrado os planos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com