TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção Percutanea De Semi-solidos

Ensaios: Absorção Percutanea De Semi-solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo estudar e conhecer as estruturas dos lipídios nos quais juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. São definidos por um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.

Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

LIPÍDIOS

Por constituírem uma classe de compostos com estrutura bastante variada, caracterizados por sua alta solubilidade em solventes orgânicos e por serem praticamente insolúveis em água existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejampobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clássicas da química diz que "o semelhante dissolve o semelhante": daí a razão para estas moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).

Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

Os lipídios podem ser classificados em: Ácidos Graxos,Triacilglicerídios, Glicerofosfolipídeos, Fosfolipídios, Esfingolipídios, Prostaglandinas, Terpenóides, Esteróides. Segue-se uma descrição dessas categorias.

2.1 - Ácidos Graxos

Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, geralmente com uma cadeia carbônica longa, com número par de átomos de carbono e sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma insaturação (ácidos graxos monoinsaturados) ou duas ou mais insaturações (poliinsaturados). Os insaturados (que contém tais ligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem à temperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos. A hidrólise ácida dos triacilglicerídios leva aos correspondentes ácidos carboxílicos. O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica a parte apolar.

2.2 – Triacilglicerídios

Os lipídios mais abundantes na natureza são os triacilglicerídios (também denominados triacilgliceróis),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com