TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade

Artigos Científicos: Acessibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

SUMARIO

• Introdução .......................................................................................... 5

• Justificativa ........................................................................................ 5

• Objetivos ............................................................................................ 5

• Referencial Teórico ............................................................................ 5,6

• Recursos ............................................................................................. 6

• Metodologia ....................................................................................... 6

• Cronograma ....................................................................................... 6

• Bibliografia ....................................................................................... 7

Introdução

O objetivo desse projeto é melhorar o atendimento à pessoas com necessidades especiais em um Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no município de Mesquita, estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o CEO não possui todos os requisitos necessários para atendimento de pessoas com necessidades especiais. Para que o local seja acessível iremos propor mudanças de acordo com a NBR 9050 que diz respeito à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Justificativa

Para esse projeto iremos utilizar nosso conhecimento adquirido durante o período acadêmico para aplicar as normas brasileiras e avaliar o impacto e o custo da reforma no local escolhido.

Objetivos

O objetivo do projeto é melhorar o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas e permitir a todos os membros da comunidade um atendimento igualitário independente de sua condição física.

Referencial Teórico

De acordo com o dicionário, o termo Acessibilidade refere-se a tudo o que se possa alcançar, conseguir ou possuir. De uma forma mais ampla, podemos definir acessibilidade como o direito de ir e vir de todas as pessoas, com autonomia e independência, isto é, o direito básico garantindo pela Constituição Brasileira, e que somente agora passa a ganhar a merecida atenção dos envolvidos.

Acessibilidade é um dos temas mais atuais e importantes no setor da construção civil. De modo geral, trata-se de permitir às pessoas com deficiência, definitiva ou temporária, participarem de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informação.

A acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.

Como referencial usaremos a norma de acessibilidade NBR 9050 para: parâmetros antropométricos, pessoas em pé, pessoas em cadeira de rodas (P.C.R), cadeira de rodas, módulo de referência (M.R.), área de circulação, largura para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeira de rodas, largura para transposição de obstáculos isolados, área para manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento, manobra de cadeiras de rodas com deslocamento, área de transferência, área de aproximação, alcance manual e dimensões referenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com