TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações de oxidação

Projeto de pesquisa: Reações de oxidação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Reações de oxidação

As reações de oxirredução são as que ocorrem com mudança do número de oxidação. Na oxidação verifica-se a perda de elétrons e consequentemente o aumento do número de oxidação. Para os compostos orgânicos, verifica-se reação com o oxigênio e o aumento do número de oxidação do carbono envolvido, ou seja, são denominadas reações de oxidação toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao fato de haver um aumento do NOX dos átomos de carbono envolvidos.

1- Reação de Ozonólise

Sendo muito eficiente, a ozonólise ocorre a fim de oxidar um composto com insaturação com rompimento da dupla ligação.

Ocorre entre um ozônio (O3) e um alceno, na função de agente oxidante. Após isso, ocorre a hidrólise ao reagir com a água (H2O) na presença de zinco (Zn), seja em pó ou em limalhas, como catalisadores, produzindo aldeídos e/ou cetonas, além da água oxigenada (H2O2).

Logo, podemos dizer que a ozonólise é uma reação com ozônio seguida de hidrólise. Segue a reação química, considerando um alceno genérico:

Figura 1: Reação de ozonólise de um alceno genérico

A função do zinco em pó é exatamente destruir a água oxigenada formada, evitando que o oxigênio que pode vir a ser produzido pela sua decomposição, oxide o aldeído em ácido carboxílico.

(http://www.brasilescola.com/quimica/ozonolise-alcenos.htm)

2- Oxidação energética

A reação energética ocorre quando há quebra simultânea das duas ligações da dupla e a entrada de oxigênio na molécula orgânica.

Para essa reação com alcenos utilizamos o permanganato de potássio (KMnO4) ou o dicromato de potássio (K2Cr2O7) concentrados, a quente, em meio ácido.

Em meio ácido, há íons H3O+ que causam a decomposição do KMnO4 e liberam 5 átomos de oxigênio simples [O] para cada 2 KMnO4. Assim como ocorre na reação abaixo:

Figura 2: Reação de decomposição do permanganato de potássio

É denominada “energética” pois rompe as duas ligações da dupla, outro fator que leva a denominação é que a redução do manganês em meio ácido é mais intensa que em básico, como é na branda.

Em seguida, o oxigênio simples liberado reage com um alceno, porém o produto final depende se os carbonos são primários, secundários ou terciários. Logo que como foi citado, quando o oxigênio simples ataca um carbono primário é formado ácido carbônico, o qual se decompõe em agua e gás carbônico; no caso do carbono secundário,ocorre a formação de um ácido carboxílico e no carbono terciário, ocorre a formação de cetona.

(http://www.brasilescola.com/quimica/oxidacao-energetica-alcenos.htm)

3- Oxidação branda

Essa reação ocorre na entrada de oxigênio ou saída de hidrogênio na molécula orgânica. Ocorrendo apenas em hidrocarbonetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com