TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Do Trabalho

Ensaios: Acidente Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Neste trabalho abordaremos o que as empresas fazem para evitar acidentes, e quando acontece um, quais são as medidas adotadas, quais suas causas, quais as consequências, quais os fatores que favorece o seu acontecimento, qual a necessidade da abertura da CAT, e sua importância para a empresa e também para o seu funcionário, CIPA e suas atribuições, qual a importância da SIPAT na empresa, e as doenças ocupacionais que acontecem em maior número.

Palavras-chave: Acidentes de trabalho, Prevenção de acidentes, CIPA, CAT.

1 Introdução

O conceito de acidente de trabalho refere-se a todo acidente que ocorre com empregado pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução temporária ou permanente da capacidade do trabalho. Entre as causas desses acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos (art. 21 da Lei 8.213/91).

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa.

Cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência. O País gasta cerca de R$70 bilhões com esse tipo de acidente anualmente.

Devido a preocupação com a saúde do trabalhador, cada vez mais as empresas têm investido no desenvolvimento profissional dos funcionários. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

2 Metodologia

Este trabalho tem um cunho qualitativo, centrado no acidente de trabalho como objeto de reflexão. A esse propósito, trata-se de uma pesquisa do tipo bibligráfica. O que significa que o conhecimento apresentado nesse texto foi sistematizado a partir de leituras, em um material de apoio bibligráfico. Nesse sentido, os procedimentos da construção do texto perpassou pela leitura, análise e interpretação das bibliografias selecionadas

3 Justificativa

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, desde 2003, adotou 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Quase 1% deles resultam em mortes o que supera muitas guerras em saldos de mortos, segundo a Previdência Social, há uma morte a cada três horas de jornada diária. Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

É inaceitável que em pleno século 21, com toda modernidade, não haja investimentos na prevenção de acidentes. Os equipamentos de seguranças muitas das vezes estão velhos, sem condições de uso, e também existe algumas empresas que não exigem o uso desses equipamentos.

4 Desenvolvimento

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A incidência do acidente do trabalho ocorre em 3 hipóteses: Quando ocorrer lesão corporal, quando ocorrer perturbação funcional ou quando ocorrer doença.

O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho, ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho, ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho, ato de pessoa privada do uso da razão, desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade, o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho, na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado, no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado. Também é considerado legalmente acidente do trabalho, os infortúnios ocorridos nos intervalos destinados à refeição ou descanso, ou nos períodos destinados à satisfação das necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante este.

Acidentes Frequentes

Os acidentes mais frequentes são os que causam fraturas, luxações, amputações e outros ferimentos. Muitos causam a morte do trabalhador. A atualização contínua das fábricas e a adoção de medidas eficazes resolveriam grande parte deles.

Na sequência, aparecem os casos de lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), que incluem dores nas costas. A prevenção pode começar pela correção das posturas, adequação do mobiliário e dos instrumentos e dosagem da carga de trabalho.

Em terceiro lugar, aparecem os transtornos mentais e comportamentais, como episódios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com