TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes De Trabalho

Exames: Acidentes De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

MOACIR BARBOSA JUNIOR

1° SEMPAT AECIAR

ACIDENTES DE TRABALHO

Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Direito, 4° período na matéria de Direito Do Trabalho da FACEAR.

Prof. Luciano

ARAUCÁRIA

2011

Acidentes de Trabalho

A cada ano que passa em nosso estado mais aumenta as empresas e conseqüentemente ocorre o aumento dos acidentes de trabalho, mas a justiça do trabalho mudou a forma de exercer sua função que era de apenas julgar as ações que lhe eram propostas. A idéia agora é combater a causa, pois inúmeras são as vezes que as empresas tornam-se reincidentes sendo julgadas pelos mesmos problemas, foi ai que o poder judiciário resolveu sair de traz da mesa se dirigindo a empresa para resolver o problema na fonte.

Quem não se lembra do acidente ocorrido no Chile que repercutiu no mundo inteiro, isso por que eles sobreviveram, se esses operários estivessem morrido iriam cair no esquecimento rapidamente. Um acidente que ocorreu no Brasil precisamente em Salvador onde um elevador caiu matando nove operários e só depois disso a obra foi interditada. É impressionante como só depois que o desastre ocorre que o Estado pega as rédeas do poder e toma atitude para resolver os problemas.

Segundo pesquisas no mundo ocorrem por ano 270 milhões de acidentes de trabalho totalizando nove acidentes por segundo, no Brasil ocorre uma morte a cada 3 horas e meia, no Paraná acontece um acidente por minuto no ano de 2009, nosso Estado ocupa o quatro lugar no país com mais acidentes.

No Brasil fica evidente que o ramo da construção civil está numa crescente, as construções dos novos estádios de futebol e toda a estrutura necessária pra melhor atender todos os estrangeiros que virão ao nosso país. A junção do trabalho e pouco tempo para o termino das obras obriga os operários trabalharem mais rápido, com mais horas diárias ficando fácil prever o aumento dos acidentes nesse período pré – copa.

Em 2003 os custos com acidentes de trabalho somando com os custos previdenciários chegaram a 32,8 bilhões, quantas famílias perderam seus entes queridos, quantas pessoas ficaram com seqüelas irreversíveis, quantos homens e mulheres não puderam mais produzir não podem trabalhar. Há anos que a experiência e aquele velho ditado nos diz "É melhor prevenir do que remediar"

As empresas devem analisar os riscos de uma forma global e tomar todas as precauções necessárias para garantir integridade física dos seus funcionários, e os trabalhadores analisando por outra vertente devem usar todos os EPI's fornecidos pela empregadora, se o mesmo não usar corre o risco de perder o emprego por justa causa.

No caso concreto, ou seja, nos tribunais a empresa pode ter responsabilidade subjetiva que depende da culpa e a responsabilidade objetiva que não depende de culpa, vale frisar que o magistrado utiliza as duas bases para julgar uma ação trabalhista.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com