TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes De Trabalho

Trabalho Universitário: Acidentes De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O tema “segurança do trabalho” a cada dia tem se expandido no mercado, apesar da expansão, na prática é bem diferente pois as lideranças empresariais não estão tão preocupadas quanto parecem. A segurança do trabalho na prática tem se mostrado muito eficiente na proteção dos trabalhadores, e baseados na segurança faremos uma aplicação dos conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial com aplicação tanto da teoria quanto da pratica, atentando para o caso apresentado em texto faremos uma menção entre as disciplinas e o caso apresentado.

2 DESENVOLVIMENTO

Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, médicas, educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. Sendo assim segurança do trabalho é a ciência que busca sempre a proteção dos trabalhadores, porém sabemos que essas práticas de prevenção na maioria das vezes não são respeitadas pelas empresas, no caso descrito no texto “Acidente de Trabalho” vemos uma breve passagem da realidade das empresas no Brasil, ao qual faremos uma abordagem do caso, com o envolvimento das disciplinas apresentadas no semestre e as situações vivenciadas no dia a dia. As disciplinas as quais serão abordadas são: Perícia Trabalhista; Avaliação de Desempenho; Laudo Técnico das Condições do Trabalho e Toxicologia e Segurança.

2.1 RERÍCIA TRABALHISTA

A perícia é uma atividade da justiça que analisa fatores relevantes ás ações trabalhistas para orientar a decisão do juiz a respeito da culpa ou não do empregador com as finalidades de: identificar possíveis não conformidades que geram insatisfação e dano ao colaborador; a de comprovar inaptidão do trabalhador e garantir o recebimento de algum benefício; e a específica dos órgão estatais, que é entendida como perícia administrativa. Sendo assim no caso descrito o perito identificaria os danos aos quais os funcionários estão expostos como: maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral e cobrança exagerada. Aparecem ainda casos de lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares (LER/DORT), e os casos de transtornos mentais e comportamentais. Após a identificação desses danos o perito relataria em seu laudo pericial e o encaminharia ao juiz que o instituiu como perito para o caso, onde o mesmo daria seu parecer jurídico finalizando assim a ação com as medidas cabíveis.

As medidas necessárias para a dissolução seria a aplicação de todas as medidas necessárias para a proteção dos empregados no âmbito de saúde e segurança no trabalho com a implantação de todas as medidas de segurança apontadas nas NR´s. A atualização tecnologia constante na empresa, a prevenção por correções posturais, adequação do mobiliário e dos instrumentos e dosagem de carga de trabalho, bem como a valorização do profissional dentro da empresa respeitando sua jornada de trabalho correta e remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com