TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM. RECURSOS HUMANOS II - PLANO DE CARREIRA

Casos: ADM. RECURSOS HUMANOS II - PLANO DE CARREIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE CARREIRA

ATIVIDADE PARA ADM. RECURSOS HUMANOS II

DANIEL AUGUSTO LOPES MAIA 11111ADM242

1ºsem.2014 Roteiro do Aluno

Elaborado pelo prof. Sergio Nery e adaptado pela profa. Angeli Kishore.

A vida é uma aventura no sentido de que não se arriscar pode ser mais perigoso do que a suposta segurança do conhecido. Mas isso não significa que o acaso, a sorte ou algum “anjo da guarda” trará para qualquer pessoa o que ela quer.

Os sonhos sem planejamento serão simplesmente um exercício de ficção.

Este projeto não tem a intenção de permanência, mas, de um roteiro inicial alterável. Pela sua mão, sempre.

O objetivo é que você planeje sua vida e sua carreira da mesma forma que você planeja o seu trabalho.

Você é o responsável pelo seu projeto de vida.

A importância de um plano de carreira bem elaborado

Invariavelmente uma trajetória profissional de sucesso esta alinhada a um bom e eficiente Plano de Carreira. Estabelecer objetivos, conhecer seus pontos fortes e suas áreas de oportunidades de melhoria, acreditar em seus sonhos, ser perseverante, além de trabalhar com a hipótese de mudanças, principalmente, na atual conjuntura econômica são algumas das primeiras questões a serem refletidas.

Todo profissional deve procurar aprimorar‐se cada vez mais, para que isto fique mais claro deverá compreender com mais propriedade o significado de cada item comentado acima.

* Conhecer‐se

Não basta apenas reconhecer seus pontos fortes, mas, também, suas limitações. Dessa forma, avalie seus valores, sua inteligência emocional, oportunidades de melhoria, conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses pessoais e profissionais, características de sua personalidade, e reflita num modo de potencializá‐los.

É fundamental que haja um trabalho de autoconhecimento profundo, para que o bom profissional saiba claramente para onde, e até onde pode ir.

* Estabelecer objetivos

Crie, planeje, pense e repense suas metas e ambições. Desenhe seu plano de carreira de forma com que ele possa proporcionar a você uma ascensão profissional. Nesta fase de elaboração de etapas, o profissional deve enxergar longe. Com um objetivo já pré‐estabelecido, fica mais fácil não desanimar diante de possíveis obstáculos. Mire os seus sonhos e procure os meios para realizá‐los.

* Ficar atento às mudanças

Este é, sem dúvida, o ponto que merece maior atenção hoje. Se antes da crise mundial já era esperado da pessoa a elaboração de um plano de carreira que contasse com o inesperado, agora, saber lidar com as mudanças abruptas chega a ser uma questão de sobrevivência. Mesmo com objetivos estabelecidos, o profissional deve preparar‐se psicologicamente para um obstáculo a mais ou uma rota inesperada.

Esteja certo de que você viverá diversas mudanças de paradigma no decorrer de sua carreira, portanto celebre e aproveite essas mudanças para se destacar, ao invés de tentar resistir a elas. Características como flexibilidade, para conseguir adaptar‐se a ambientes diversos, e espírito empreendedor, que dá uma visão do todo, são fundamentais para um bom profissional se destacar em sua carreira.

Planejar é refletir.

Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária.

Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira

Planejar uma carreira é estabelecer um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançá‐los. Em toda a trajetória profissional encontraremos trilhos (que nos levarão de um ponto a outro de uma maneira mais fácil e estabelecida), mas também trilhas onde nem sempre há trajeto pré-estabelecido, onde há imprevisibilidades.

A grande vantagem de planejar a carreira é poder visualizar e clarear conceitos e procedimentos, analisando conhecimentos sobre mercado, carreira e especialmente sobre você mesmo..

O Plano de Carreira que você realizará está dividido em 5 etapas:

1. Auto conhecimento Reflete valores, sonhos, desejos, dons, habilidades, interesses pessoais, ideias, tendências, crenças e traços de personalidade.

2. Análise da Situação Atual É a análise do contexto atual. Reflete onde estamos neste momento frente aos nossos desejos. São os nossos conhecimentos adquiridos, habilidades técnicas ou não, atitudes, pontos fortes, potencialidades, áreas de oportunidades de melhoria e limitações.

3. Estabelecimento de objetivos Descreve os objetivos específicos, a síntese das competências desejáveis. É o desdobramento de nossos valores, sonhos, etc.

4. Definição de metas e estratégias Este é o momento crítico. Esta etapa deve ser feita por meta, por atividade. Ex: Carreira internacional; Mudança de área de atividade profissional, etc. – Quais são as etapas a serem seguidas? Quanto de investimento terei que fazer?

Quais as oportunidades reais que existem no mercado de trabalho? ... na empresa onde atuo? Quanto estou disposto a abdicar da zona de conforto? Item por item, sucessivamente.

5. Gerenciamento do planejamento Este é o momento de avaliar o andamento de seus projetos e verificar quanto já avançou em seu projeto.

Nota: A planilha a seguir é um “guia”, um modelo, para a elaboração do seu Plano de Carreira. Uma vez que o espaço não é suficiente para as anotações do Plano completo, recomendamos a utilização de um caderno específico para este Projeto, que deverá ser revisado e acompanhado constantemente.

Em caso de dúvidas peça orientação.

1. AUTO‐CONHECIMENTO

Sugestão de ferramentas a serem utilizadas:

- Análise SWOT adaptada para planejamento de Carreira

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com